Acadêmicos de Agronomia participam de Agronomy Day ocorrido no IFMT

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 27 de Junho de 2019 às 09:58

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis, foi palco, pela segunda vez, do Agronomy Day, nos dias 25 e 26 de junho. O evento, promovido pela Corteva Agriscience, a Divisão Agrícola da DowDuPont, é voltado para a capacitação de profissionais que atuam em diversas áreas da produção agrícola, sendo elaborado de acordo com as especificidades de cada localidade onde é realizado.
Em Campo Novo do Parecis o foco do evento foram as culturas de segunda safra. Segundo Lucas Mandonça, Crop Protection Field Agronomist (Agrônomo de Campo de Proteção de Culturas) da Corteva Agriscience, foram apresentados aos participantes diversos híbridos de milho e manejos de defensivos (herbicidas, inseticidas e fungicidas) que vêm para colaborar com a otimização de resultados na cultura.

O Agronomy Day ocorreu em dois momentos. O dia 25 foi destinado ao treinamento das equipes comerciais de defensivos da Corteva e sementes da Pioneer e Brevant. No segundo dia, a manhã foi aberta aos convidados (clientes, consultores e equipes dos canais de distribuição das marcas) e a tarde foi dedicada aos alunos do Instituto Federal.

Para o professor do curso de Bacharelado em Agronomia do campus, José Luiz da Silva, o evento vem para contribuir com o aperfeiçoamento acadêmico dos alunos ao permitir o aprofundamento dos conhecimentos sobre o posicionamento de tecnologias e proteção de cultivos recomendados pela Corteva Agriscience. “tivemos a oportunidade de conhecer melhor o portfólio de sementes Brevant/Pioneer. O evento foi dinâmico e com metodologias adequadas para produtores rurais, demais profissionais do agronegócio e universitários”, salientou.

O professor complementa enfatizando a desenvoltura dos palestrantes, que adotaram uma didática benquista pelos acadêmicos do curso de Bacharelado em Agronomia do campus, superando as expectativas de todos. “Em contrapartida, a proatividade acadêmica foi elogiada pelos organizadores, que captaram o nível de envolvimento nas estações de trabalho e pelos questionamentos voltados aos assuntos abordados”, acrescentou satisfeito.

O professor finaliza ressaltando que a integração dos universitários com o setor produtivo é prática incentivada pelo corpo docente do Curso de Agronomia do IFMT de Campo Novo do Parecis. “Com base nas experiências relatadas, acreditamos que esta proximidade abre oportunidades aos futuros profissionais, porque terão mais opções para escolha de estágios e seguimento na trajetória egressa”, findou da Silva.

Agronomy Day - treinamento técnico, de caráter educativo, desenvolvido em parceria pelas áreas de Agronomia, Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing e Vendas. A iniciativa tem como principal objetivo elevar o nível de conhecimento técnico das equipes interna, externa e dos clientes da Corteva.

Os treinamentos são realizados em uma grande área de campo com estações dedicadas a cada assunto: herbicidas, inseticidas, fungicidas e tratamento de sementes. Ao longo do dia, os participantes passam por todas as estruturas, onde participam de discussões técnicas e, na sequência, têm a oportunidade de circular por áreas plantadas que exemplificam tudo que foi abordado previamente.

O propósito do Agronomy Day é levar educação para as pessoas, para que tenham condições de formar suas opiniões e fazer as melhores escolhas, totalmente em sinergia com as boas práticas agrícolas, pilar bastante difundido pela Corteva.