AFS DAY acontece na cidade de Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 23 de Março de 2016 às 10:32

Nos dias 18 e 21 de março ocorreu na Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis o AFS DAY sobre intercâmbio cultural e estudantil, que contou com a participação de alunos do ensino médio e superior do IFMT ­ Campus Campo Novo do Parecis e da Escola Estadual Pe. Arlindo Ignácio de Oliveira, como uma oportunidade para participarem do programa de bolsas de intercâmbio promovidos pelo AFS (American Field Service).

O AFS Intercultura Brasil é uma organização voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de A palestra foi ministrada por Juliana Paranhos, do setor de Desenvolvimento Humano do AFS, que abordou o histórico, funcionamento de envio e recebimento de alunos e também a hospedagem em famílias parceiras e ainda, alguns depoimentos de quem já realizou o intercâmbio.

Em janeiro de 2016 foi criado o Comitê AFS de Campo Novo do Parecis, que possui como diretora a voluntária Jezisbel dos Santos Souza. A sede do comitê se localiza no IFMT ­ Campus Campo Novo do Parecis e desde janeiro, vem buscando parceiras com escolas do município e desenvolvendo atividades para promover a divulgação de editais de intercâmbio, e fornecendo orientações necessárias para os interessados.

Além da palestra ministrada, aconteceu no dia 19 de março o treinamento para o voluntários do Comitê, com orientações sobre o processo de envio e recebimento de intercambistas seja eficiente e satisfatório. Para o mês de setembro de 2016 está previsto a chegada de 2 intercambistas de diferentes nacionalidades, e este treinamento mostrou a forma de lidar com as culturas.

"Eventos como este despertam a curiosidade e trazem para a realidade das pessoas a importância de se ter um contato mais próximo com outras culturas. A experiencia com a AFS possibilita aprendizagem e transformação para todos os envolvidos: o participante que viaja, a família que o recebe, os voluntários, as escolas que escolhem os alunos e seus colegas de turma. Participar da AFS DAY foi um trabalho muito interessante e gratificante para mim, por ver novos voluntários engajados e motivados. Também porque conseguimos reunir uma quantidade expressiva de estudantes e professores que participaram ativamente e se mostraram interessados no assunto”, disse Juliana Paranhos.