início do conteúdo

Alunos do Campus Campo Novo do Parecis realizam aula prática de Inventário Florestal

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 28 de Junho de 2016 às 13:25

Alunos do Campus Campo Novo do Parecis realizam aula prática de Inventário Florestal

No dia 30 de Maio, cerca de 30 acadêmicos do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis, membros das disciplinas de ILP (Integração Lavoura e Pecuária) e Silvicultura realizaram o levantamento de dados para a elaboração do Inventário Florestal.

 A aula prática aconteceu em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) do sistema de Integração-Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF) desenvolvida pela Embrapa Agrossilvipastoril em parceria com o IFMT.

O proprietário, Sr Vitório Herklotz, descreveu um pouco sobre sua experiência de realizar ILPF em sua fazenda. A visita contou com a participação do Sr Maurel Behling, pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril e responsável pela condução da URT na Fazenda São Paulo.

As docentes do IFMT, Vanessa Luiza Vaseli e Andreia de Oliveira Vieira, orientaram os alunos em sala de aula quanto ao levantamento das árvores de Teca, Eucalipto, Mogno Africano e Mogno Senegalensis realizarem o inventário florestal. O mesmo consiste em medir o diâmetro do caule e a altura das árvores para quantificar o crescimento anual e realizar a previsão de corte. Os dados obtidos no levantamento serão discutidos e analisados em sala de aula e, posteriormente, destinados a Embrapa para compor o inventário florestal da área.

 Segundo o Sr Vitório Herklotz, “Existe a necessidade de inovar as técnicas de produção para atender as mudanças forçadas pelo mercado. O sistema ILPF traz esta diferenciação promovendo equilíbrio entre lavoura, pecuária e floresta” ressaltou.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT