Alunos do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis realizaram visita técnica na Fazenda São Marcelo

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 15 de Março de 2016 às 10:15

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) -  Campus Campo Novo do Parecis, visitaram, no dia 19 de fevereiro, a fazenda São Marcelo, localizada a 60 Km de Tangará da Serra. Cerca de 35 alunos  das turmas de Bacharelado em Agronomia, Tecnologia em Agroindústria e do Técnico Subsequente em Agropecuária participaram da visita.

A Fazenda São Marcelo  é uma empresa de referência mundial na pecuária de corte. Ela é primeira fazenda de pecuária do mundo a conquistar a Certificação internacional Rainforest Alliance,; também foi a primeira fazenda do Brasil a conquistar a certificação de Bem Estar Animal (Certified Humane), concedida pela Ecocert Brasil.

Os acadêmicos foram recebidos na Fazenda com uma palestra informativa sobre o Grupo JD e sobre os trabalhos realizados na mesma, como: manejo racional, melhoramento genético, entre outros. Logo após a palestra, os estudantes acompanhados dos responsáveis técnicos realizaram uma visita nas instalações da fazenda, como galpão de ração, curral de trato racional, confinamento e outros.

A docente Andréia Fernanda Silva Iocca trabalha desde 2009 com a temática “bem-estar animal e trato racional", associando as influência deste modelo de produção na qualidade da carne.  Ela ministra as disciplinas de Tecnologia de Carnes no Curso de Tecnologia em Agroindústria e sempre trabalhou a temática de bem-estar animal. "Quando apareceu a oportunidade, levaria apenas os discentes do curso superior de Tecnologia em Agroindústria, mas a fim de aproveitar ao máximo a oportunidade e de desenvolver a interação entre professores e estudantes, convidou os demais colegas professores, Adriano Alves Jorge, Quezia Pereira Borges Costa e Luzia Eliane Pimenta, para levarem os estudantes, que neste semestre estão matriculados em disciplinas na área de bovinocultura de corte", relata a docente.

O objetivo da visita técnica foi despertar o interesse dos alunos pelo tema, além de contribuir para a formação de estudantes e futuros pesquisadores, nas áreas de criação animal racional e produção sustentável de alimentos (proteína animal). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma empresa de renome mundial, que produz animais de forma racional, seguindo todos os preceitos de bem-estar, que são considerados melhores que o manejo convencional.

“A visita consolidou a teoria ministrada em sala de aula, ampliando o conhecimento teórico-prático dos estudantes, além da possibilidade de contato profissional com toda Equipe da Fazenda São Marcelo” descreve Andréia Iocca.

A equipe local que gere a fazenda é composta por pessoas jovens e muito dinâmicas, a maioria recém-formados. A Fazenda São Marcelo está sempre em busca de estagiários/trainees interessados em adquirir mais conhecimento na área. De acordo com o gerente geral da fazenda São Marcelo, o médico veterinário Leoni Furlanetto, "toda a equipe gestora atual começou no grupo como estagiário, então as chances de um dos estudantes interessados, em estagiar na empresa e ser contratado ao final do estágio existe e é muito grande”.