Alunos e professores participam de encontro estadual sobre ensino da Matemática na Unemat

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 18 de Junho de 2018 às 09:28

Estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis participaram entre os dias 10 e 12 de junho do I Encontro Mato-Grossense de Professores que Ensinam Matemática – EMAPEM. O evento foi realizado no campus de Tangará da Serra da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat.

O Encontro promoveu momentos de diálogo, compartilhamento de informações, resultados de pesquisas e experiências didático-pedagógicas, visando contribuir com os processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática que atuam ou atuarão na Educação Básica.

O evento se configurou como importante espaço para o encontro entre professores, estudantes de Licenciatura em Matemática, estudantes de pós-graduação e outros profissionais direta ou indiretamente envolvidos com a Educação. Foi proporcionada aos 31 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, às três alunas do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio e aos seis professores do Campus Campo Novo do Parecis uma relevante experiência acadêmica. Foram apresentados pôsteres, ministrados minicursos, relatadas experiências e outras atividades relevantes ao crescimento profissional.

Os trabalhos apresentados pelos representantes do Campus Campo Novo do Parecis abordaram temas da Educação Matemática, e a qualidade de seus trabalhos foi amplamente reconhecida pelos ouvintes, que perceberam o empenho e a seriedade nas apresentações realizadas.

Com a participação nesse evento, os professores supervisores destacam a ampliação da participação do curso de Licenciatura em Matemática do Campus em eventos acadêmicos de reconhecimento estadual, fortalecendo, entre outras coisas, a percepção dos alunos a respeito da necessidade da pesquisa e de sua aplicação para propor melhorias no ensino da matemática, de forma a superar dificuldades. “A participação de alunos e profissionais em eventos desse porte fortalece seus vínculos com a Instituição e permite que percebam o modo como seus estudos e pesquisas impactam em sua formação como profissionais reflexivos e críticos”, disse a professora Ana Paula Truzzi Mauso.

Os alunos foram acompanhados ao I EMAPEM dos professores Ana Paula Truzzi Mauso, Índia Andréia Costa Siqueira, Pamella Aleska da Silva Santos, Luana Santana Delgado, Giseli Martins de Souza e Leandro Henrique Ferreira.

Confira as apresentações dos representantes do Campus Campo Novo do Parecis:

Apresentando pôsteres:

- Professora Sandra Bengozi de Carvalho (substituta, entrou agora no IF): O ensino de limite de uma função no ensino médio: uma revisão de literatura.

- Prof. Pamella Aleska da Silva Santos: Feira de Conhecimento Matemático;

- Alunos Hudson H. M. A., Sérgio P. S., Willian R. e prof. Índia A. S.: Fanorona teórico como estratégia de ensino/aprendizagem.

- Prof. Índia A. S.: Mostra pedagógica avaliando através de jogos conteúdos de geometria plana ministrados em sala.

- Prof. Vera C. de Q., alunos Edineide A. A., Júlio C. M.: Formação docente sobre o uso do material dourado e do ábaco no ensino de matemática.

- Prof. Ana Paula T. M., alunas: Izabel, C. S., Janice M. R. I.: Geogebra como ferramenta para introdução ao conceito de funções.

- Alunos Géssica C. I., Cleverson C., Juliana C. Rhoan França: Experiência de criação de jogo digital.

-  Alunos Géssica C. I., Sthefany X., Edionara C., Bianca C.: Scx - batalha no plano cartesiano.

- prof. Vera C. Q., alunos Fernanda S. A., Geraldo B. R., prof. César A. G.: O uso do excel na merenda escolar: um curso de extensão.

Minicursos:

- Prof. Ana Paula T. Mauso e aluno Cleverson Felipe de Zorzi: minicurso "Software Geogebra como facilitador para o processo de ensino aprendizagem do conceito de funções exponenciais";

- Prof. Índia Andréia C. Siqueira: minicurso "A matemática por dentro das imagens uma aplicação das matrizes no cotidiano."

Relatos de Experiências:

Giseli Martins de Souza; alunas Juliana Carla Geraldi Carneiro e Gésscia Cristina da Silva Iusks; Ana Paula Truzzi Mauso com seus alunos Silvana Aparecida Paulino, Eliane C. R. da Silva Gomes, Edvaldo Souza do Rosário; Pamela Aleska Silva Santos; Ana Paula Truzzi Mauso, Vera Cristina de Quadros e Pamela A. S. Santos com sua aluna Daniely Cristina Sandri.

Comunicações Científicas:

Vera Cristina de Quadros com seus alunos Edineide Aparecida de Almeida e Júlio Cezar Marques Maia; Giseli Martins de Souza, Leandro Henrique Ferreira.