Alunos e professores participam do VII Encontro Nacional das Licenciaturas

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 18 de Dezembro de 2018 às 09:01

Alunos e professores participam do VII Encontro Nacional das Licenciaturas

Discentes bolsistas Capes dos programas PIBID e Residência Pedagógica, e as professoras Ana Paula Truzzi Mauso e Pamella Aleska da Silva Santos, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Campo Novo do Parecis, participaram entre os dias 05 a 07 de dezembro de 2018, do VII Encontro Nacional das Licenciaturas (VII ENALIC), VI Seminário Nacional do PIBID, I Seminário Nacional do Residência Pedagógica. O evento foi realizado no Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Fortaleza (CE).

O VII ENALIC abriu espaço para o diálogo entre professores da educação básica e formadores, licenciandos, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação, promovendo reflexão atual e contextualizada das questões referentes à formação inicial e continuada de professores da educação básica.

O evento se configurou como importante espaço para as discussões das políticas educacionais atuais, especificamente aquelas com impactos na formação de professores.

Foi proporcionada aos 20 discentes do curso de Licenciatura em Matemática, às duas professoras do Campus Campo Novo do Parecis uma relevante experiência acadêmica. Foram apresentados pôsteres, relatadas experiências e outras atividades relevantes ao crescimento profissional.

Os trabalhos apresentados pelos representantes do Campus Campo Novo do Parecis abordaram temas da Educação Matemática, e a qualidade de seus trabalhos foi amplamente reconhecida pelos ouvintes, que perceberam o empenho e a seriedade nas apresentações realizadas.

Com a participação nesse evento, as professoras supervisoras destacam a ampliação da participação do curso de Licenciatura em Matemática do Campus em eventos acadêmicos de reconhecimento nacional, fortalecendo, entre outras coisas, a percepção dos alunos a respeito da necessidade da pesquisa e de sua aplicação para propor melhorias no ensino da matemática, de forma a superar dificuldades. “A participação de alunos e profissionais em eventos desse porte fortalece seus vínculos com a Instituição e permite que percebam o modo como seus estudos e pesquisas impactam em sua formação como profissionais reflexivos e críticos”, disse a professora Ana Paula Truzzi Mauso e, completou agradecendo ao apoio oferecido pelo Campus e o reconhecimento dado ao curso de Licenciatura em Matemática.

Confira as apresentações dos representantes do Campus Campo Novo do Parecis:

Apresentando pôsteres:

- Professora Ana Paula Truzzi Mauso e os discentes Janice Maria Rupolo Iapp, Izabel Cristina da Silva e Cleverson Felipe de Zorzi Cambrussi: Experiência da Prática de Estágio Supervisionado 3 – algumas percepções reflexivas.

- Professora Ana Paula Truzzi Mauso e os discentes Cleverson Felipe de Zorzi Cambrussi, João Gabriel da Silva Santos e Géssica Cristina da Silva Iusks: Formação Inicial ao Ministrar uma Oficina Utilizando “Brincadeiras Matemáticas”.

Relatos de Experiências:

- Discentes João Gabriel da Silva Santos e Juliana Geraldi Carneiro e Prof. Ana Paula Truzzi Mauso: Experiências durante o Estágio de Prática Pedagógica 1 do Curso de Licenciatura em Matemática.

- Discentes Janice Maria Rupolo Iapp, Izabel Cristina da Silva e Prof. Ana Paula Truzzi Mauso: Utilização do Software Geogebra e o Ensino de Função Polinomial do 1º Grau e do 2º Grau.

Autora: Ana Paula Truzzi Mauso