Atividades orientam alunos sobre a prática do bullying e suas consequências

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 18 de Setembro de 2017 às 08:43

No intuito de trabalhar assuntos cotidianos dos jovens do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, a equipe do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPP, proporcionou aos alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, ambos Integrados ao Ensino Médio, uma tarde diferenciada e cheia de atividades.

Na quarta-feira, 13 de setembro, os alunos foram até a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis para assistir a peça de teatro ‘BANG-BANG! VOCÊ MORREU!’, sob direção de Francislaine Almeida, abordando o tema bullying. “Eu gostei muito da peça. Ela nos fez refletir sobre o bullying e ver o quanto isso afeta a vida das pessoas que sofrem a violência. Depois que a peça acabou parece que tudo ao meu redor mudou. Percebemos que é preciso pensar mais antes de falar as coisas para as pessoas”, disse a aluna do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Emanuele Medina Beth, de 16 anos.

Além de assistirem ao espetáculo, os alunos também participaram de uma roda de conversa, conduzida pela médica Dra. Lidiane Borges de Castro, que falou sobre as consequências do bullying na vida das vítimas dessa violência. “O bullying diz respeito a atitudes agressivas, intencionais e repetidas praticadas por um ou mais alunos contra outro. Portanto, não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais. Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistematicamente”, explicou a Doutora.

Com as atividades, o intuito do NAPP foi promover um momento de reflexão, sensibilização e orientação para a comunidade escolar, por entender a amplitude e a necessidade de trabalhar constantemente o tema dentro da instituição de ensino, local de maior ocorrência desse tipo de violência.

Muito satisfeita com o resultado obtido com as atividades, a Assistente Social do campus, Karla Reuter, mencionou que a tarde foi riquíssima tanto para os para servidores quanto para os alunos. “Acredito que demos um pontapé inicial para fortalecermos as vítimas que sofrem o bullying na escola, além de conscientizar os próprios agressores”, disse ela, reforçando que a equipe multidisciplinar está a disposição para fazer as devidas intermediações quando houver a necessidade.

A Dra. Lidiane destacou que tanto o autor como o alvo de bullying são pessoas que precisam de ajuda e de acompanhamento psicológico. Sensibilizou os alunos e servidores para que se indignem com a violência física e psicológica promovida pelo autor de bullying e se recusem a participar dessa situação como espectadores que riem, aplaudem ou incentivam as diferentes formas de violência. “Foi uma tarde realmente necessária para que todos nós, alunos, pudéssemos ver o nosso papel, seja de agressor, seja de vítima”, entendeu a aluna 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Rayane Santos.

A tarde foi encerrada com um bate papo produtivo entre os alunos e os profissionais presentes, depoimentos de alunos, culminando com uma proposta de formação de um grupo de alunos e a equipe multidisciplinar para, em conjunto, criar ações e projetos sistematizados que tratem do assunto no campus. “O que foi aceito pelo grupo de forma entusiasmada”, encerrou Karla.