Aulas práticas auxiliam aprendizado dos alunos de Sapezal

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 9 de Dezembro de 2015 às 10:39

Implantado graças a uma parceria com a Prefeitura Municipal de Sapezal, o Polo de Sapezal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, campus Campo Novo do Parecis deu início às atividades de 2015 ofertando o curso técnico em Agropecuária Subsequente.

As aulas do curso acontecem numa escola local, no período noturno, oferecidas aos, cerca de, 30 alunos matriculados.

Dentre as atividades realizadas, conforme planejadas no Projeto Pedagógico do Curso estão as aulas práticas, ocorridas nos sábados, que, conforme a Coordenadora do Polo de Sapezal, professora Lúcia de Fátima Soares, são de suma importância para os alunos, agregando muito aprendizado ao ensino.

Em novembro os alunos estiveram em Campo Novo do Parecis, visitando o campus e conhecendo os projetos desenvolvidos pelos professores de disciplinas compatíveis com as disponibilizadas na grade curricular do curso Técnico em Agropecuária. Durante a visita os estudantes também puderam esclarecer dúvidas referentes ao estágio curricular, acompanhadas pela professora e Bioquímica Ivaneide Martins e pela Engenheira Agrônoma, Edyani Luzia Pires Franco.

No final do mês os alunos foram conhecer a Cooperativa Agrícola de Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis Ltda – COPRODIA, a fim de complementar o aprendizado, através da prática, das disciplinas de Culturas Bioenergéticas, ministradas pela professora Edyani.

Durante o mês de novembro os alunos também foram avaliados objetivando contextualizar o conteúdo ministrado em sala de aula no que se refere ao monitoramento de área e controle preventivo (ênfase ao vazio sanitário), tipos de manejo e mecanismos de controle (biológico, cultural, mecânico e químico), formulação de controle, tecnologia de aplicação e fitorremediação de áreas contaminadas.

Para a professora Lúcia, as visitas e avaliações são indispensáveis, pois contextualizam os conteúdos ministrados em sala de aula. “As visitas são sempre riquíssimas de conteúdo e aproveitamento, aprimorando os conhecimentos de todos os alunos e professores”, finalizou.

Carla Londero – Assessoria de Comunicação