Autoavaliação Institucional estará aberta até o dia 24 de novembro

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 14 de Novembro de 2017 às 09:41

Avaliar é algo pertinente às organizações, pois, consiste numa filosofia de gestão que se fundamenta na perspectiva de construção e solidificação da finalidade precípua de cada Instituição. Nenhuma organização é plena de si, corrigir rumos, diagnosticar tendências, ouvir seus clientes, identificar seus gostos, conhecer melhor as fortalezas e as fraquezas, são algumas das razões para se efetivar um programa de avaliação institucional ou organizacional.

No Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis os servidores e alunos estão, desde o dia 30 de outubro, participando da Autoavaliação Institucional coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.

A finalidade é que a Autoavaliação Institucional se constitua como um processo reflexivo interno de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, cujo objetivo é identificar o perfil do IFMT campus Campo Novo do Parecis e o significado de sua atuação por meio de atividades na graduação, programas especiais, setores pedagógicos e administrativos.

Podem participar do processo avaliativo os professores, técnico-administrativos e estudantes do ensino superior do campus. Segundo a coordenadora da CPA local, Tânia Maria Alves de Abreu Gimenes, estamos caminhando para os últimos dias da avaliação institucional. “É importante deixar esclarecida a importância de participar. É um momento único, em que cada um pode avaliar o todo da instituição. Avaliar para melhorar. Muitas vezes reclamamos que não somos ouvidos, e quando temos esta oportunidade não aproveitamos. Vamos pensar nisso”, disse ela, chamando a atenção daqueles que ainda não reponderam.

A coordenadora local ressaltou que mais de 95% dos técnico-administrativo e 75% dos docentes já participaram. “Mas o ideal é que cheguemos a 100%, esta é a nossa meta, pois assim teremos uma resposta precisa de como está nossa instituição aos olhos de discentes, docentes e técnicos. Nestes últimos dias o foco da comissão será o segmento discente, mas fica o convite para todos participarem”, convidou Tânia.

De acordo com o Diretor-Geral do campus, Fábio Luis Bezerra, o processo de autoavaliação institucional produz conhecimento a respeito da Instituição, possibilitando traçar um panorama capaz de nortear a busca da elevação dos seus indicadores de qualidade. “Representa uma atividade complexa que envolve múltiplos instrumentos, diferentes momentos e diferentes atores”, complementou.

A autoavaliação serve de base para o reordenamento e melhoramento do planejamento estratégico da instituição, sendo necessário que os diferentes segmentos do campus estejam empenhados em continuar transformando o IFMT campus Campo Novo do Parecis em uma Instituição que promova um ensino de qualidade e que atenda, de forma eficiente e eficaz, as demandas da população maranhense. “A participação da comunidade acadêmica é uma condição indispensável para a concretização do processo autoavaliativo, bem como a construção de um IFMT campus Campo Novo do Parecis melhor”, finalizou Tânia.

Para acessar os formulários online de autoavaliação basta acessar: https://cpa.ifmt.edu.br/sai/quest/.