Campus Campo Novo do Parecis celebra formatura de cursos superiores

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 13 de Novembro de 2017 às 15:37

O campus Campo Novo do Parecis do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT viveu momentos emocionantes no sábado, 11 de novembro deste mês, com a solenidade de formatura dos cursos superiores de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Matemática, ocorrida no Plenário Rainoldo Vogel, da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Novo do Parecis. Ao todo, 15 estudantes comemoraram o fim desta fase da vida acadêmica.

A solenidade teve início com a composição da mesa de autoridades, seguida pela entrada dos estudantes dos dois cursos. No discurso dos oradores do curso de Bacharelado em Agronomia, Rafael Torres de Souza e Carolina Letícia Drehmer Sehnem agradeceram os pais, professores e todos que os acompanharam durante toda trajetória acadêmica e disseram que a ocasião era motivo de muito orgulho. Falaram sobre os bons momentos vividos ao longo do curso e sobre as novas etapas de vida que começa a partir de então.

Já no discurso de Júlio Cezar Marques Maia, representando a turma de Licenciatura em Matemática, a emoção ao relembrar, refletir, agradecer, homenagear e resumir quase os anos de estudo tomou conta de todos os presentes. Embora a turma de formandos fosse pequena, as boas lembranças e momentos prevaleceram. “A mesma matemática dura, que castigou tanto nossa turma logo de cara, começou a se mostrar mais humana, mágica e fascinante. Começamos a ver a matemática da vida, se fazendo presente em nosso dia a dia”, disse Júlio.

Para o Diretor-Geral do campus, professor Fábio Luis Bezerra, mais do que o fim de um ciclo acadêmico, a formatura representara uma missão cumprida para a instituição, que conseguiu preparar os agora egressos tanto para o mercado de trabalho quanto para a universidade. “Quando os alunos saem da faculdade, ao concluírem seus cursos, estendem o alcance e a influência do Instituto Federal de Mato Grosso à comunidade. Estamos orgulhosos e felizes”, disse.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFMT, José Bispo Barbosa, no ato representando o Magnífico Reitor, William de Paula, falou sobre o cenário econômico e político que o Brasil vive atualmente, enfocando que o estudo é a ferramenta para mudar qualquer realidade.

O Prefeito Municipal, Rafael Machado, em seu discurso, disse estar emocionado com o momento de colação de grau, pois resgatou suas memórias, o fazendo relembrar de sua formatura.

O Chefe do Departamento de Ensino do campus Campo Novo do Parecis, William Benedito da Silva, falou sobre liderança e a necessidade de líderes para o mercado de trabalho. Além disso, falou sobre a importância dos recém-formados saberem ouvir para crescerem não só como profissionais, mas como pessoas.

O Coordenador do Curso de Bacharelado em Agronomia, Genivaldo David de Souza Schlick, ressaltou a questão da humildade e relevância da troca de conhecimento para o aperfeiçoamento profissional. Por fim, evidenciou que é preciso que todos tenham orgulho e propaguem o nome da instituição federal que os acolheu e os formou.

O paraninfo na turma de Bacharelado em Agronomia, Daniel Dias Valadão Júnior salientou a importância da conclusão do curso, independente do tempo que cada um levou para isso. Disse que não existe demérito, que todos são vencedores e merecedores de tal conquista.

A paraninfa e professora homenageada da turma de Licenciatura em Matemática, Vera Cristina de Quadros sublinhou a certeza do amor dos alunos pela profissão que escolheram. “Tenha certeza que esse é um diferencial na vida dos alunos que os terão como professores”, entoou.

A mesa de honra da solenidade também contou com o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Nascimento e com o Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, Adauto Nunes da Cunha.

Depois de tanta emoção e homenagens, solenidade de colação de grau foi encerrada. “Acredito que a formatura é o ponto alto da vida acadêmica dos estudantes de graduação. Sempre muito esperada e comemorada por alunos, familiares e amigos, a colação de grau também está entre os eventos mais relevantes do calendário acadêmico, pois é a partir dela que centenas de novos profissionais, habilitados nas mais diversas áreas do conhecimento, iniciam carreiras promissoras, que poderão fazer diferença em nível local, nacional e até mesmo internacional”, encerrou o Diretor-Geral do campus.