Campus Campo Novo do Parecis comemora setembro azul

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 27 de Setembro de 2016 às 15:47

Campus Campo Novo do Parecis comemora setembro azul

Nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis comemorou o dia Nacional do Surdo, com a apresentação do grupo “movimento e arte” do Centro Municipal de Educação Especial de Tangará da Serra, coordenados pela Tutora Joeli Siqueira.

No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Surdo, segundo a Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008. Sendo assim, a docente formada em libras, Josiane Santiago de Lima convidou todos os alunos e servidores para prestigiar a apresentação do grupo “movimento e arte”, que aconteceu no restaurante do Campus, nos turnos da manhã e da tarde. A cor azul foi escolhida para simbolizar e sinalizar apoio a este movimento.

Ao final de cada apresentação, foi disponibilizado um momento de debate, ressaltando as dificuldades e experiências dos alunos surdos e como é o cotidiano de cada um.

“No mês de setembro acontecem diversas mobilizações a fim de valorizar e divulgar a cultura, a língua e a história da comunidade surda. Nós também nos prontificamos a promover em nosso campus alguns momentos de interação dos nossos alunos e servidores com pessoas surdas” ressalta Josiane.

Ainda para completar a comemoração, nesta segunda-feira dia 26 de setembro, a acadêmica surda do curso de Licenciatura em Matemática, Kamila dos Santos Ferreira, realizou visitas nas salas de aula com o objetivo de dar visibilidade à diversidade cultural e linguística presente em nosso campus.