Campus de Campo novo do Parecis foi sede para aplicação do Teste TOEFL

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 21 de Março de 2016 às 16:54

Nesta última sexta feira, dia 11 de março, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis foi sede da terceira aplicação do Teste do TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

O TOEFL é um teste de inglês que avalia a capacidade de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral em ambiente acadêmico. Este teste é conceituado no mundo inteiro como um dos mais exigidos para quem pretende estudar no exterior.

O teste foi disponibilizado gratuitamente pelo Campus, dura em média 2h30mim, é dividido em 3 fases: A primeira fase, é a interpretação oral, na qual, os alunos devem ouvir o áudio e responder às questões. A segunda fase é composta pela Leitura e compreensão de frases. E por fim, a terceira fase é a realização da Leitura e compreensão de textos. Sendo que o TOEFL só pode ser aplicado por entidades e pessoas autorizadas e capacitadas.

O Campus teve a disponibilidade de 13 vagas, destinadas aos alunos de graduação e servidores. A aplicação foi realizada pela servidora Jezisbel dos Santos Souza que é Representante do Programa Idioma sem Fronteiras e possui a devida autorização e capacitação. A pontuação varia entre 310 e 677 pontos, onde o nível básico está entre 336 e 459 pontos, o intermediário varia entre 460 e 542 pontos, e o usuário proficiente entre 627 a 677 pontos. O resultado por escrito chega no prazo de 40 dias após a aplicação. O Campus contará ainda com mais três aplicações do teste previsto para o ano de 2016.

“O TOEFL é uma oportunidade única, disponibilizada pelo IFMT para o aluno medir seu conhecimento na língua inglesa; obter uma certificação internacional e ainda poder participar de editais para intercâmbios como parte do projeto de extensão, que visa a participação de alunos dos programas de bolsa de estudo”, diz a coordenadora do projeto Intercâmbio de Saberes Jezisbel dos Santos Souza.