início do conteúdo

Confecção de máscaras estimula aprendizado de alunos

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 20 de Outubro de 2016 às 11:15

Na tarde da última quarta-feira, 19 de outubro, alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, ambos integrados só Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT, campus Campo Novo do Parecis, participaram de uma oficina de construção de máscaras da Commédia dell'Arte.

A atividade está vinculada 'à disciplina de Artes, ministrada pelo professor André Luiz Genesio dos Santos que, ao sugerir a dinâmica, teve o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos, adquiridos em sala de aula.

Além disso, segundo o professor, a proposta viabilizou aos estudantes do Ensino Médio, o acesso à uma técnica teatral surgida na Itália, cujas principais características são as apresentações populares por companhias itinerantes, a total liberdade de improviso dos atores, as máscaras e argumentos desenvolvidos a partir da tradição literária clássica da comédia erudita e do drama.

Nesta etapa da oficina os alunos confeccionaram máscaras, que serão utilizadas posteriormente, na segunda etapa do workshop, que contará com improvisações teatrais e caracterização dos personagens típicos da Commédia dell'Arte.

Entenda: A Commedia dell'arte é uma forma de teatro popular que aparece no século XV, na Itália, e se desenvolve posteriormente na França, permanecendo até o século XVIII.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

Marcadores: artes_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT