início do conteúdo

Confira a Retrospectiva 2015 do campus Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 16 de Fevereiro de 2016 às 11:55

Confira a Retrospectiva 2015 do campus Campo Novo do Parecis, marcada por muitos acontecimentos importantes.

 Janeiro:

No inicio deste mês foi aplicado o primeiro seletivo para o curso Técnico em Agropecuária Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, campus Campo Novo do Parecis, Núcleo Avançado de Sapezal, realizado na Escola Municipal Antonio Clarismundo Scheffer, obtendo 138 alunos inscritos, para concorrer a 40 vagas.

Além disso, foi aberto um edital disponibilizando vagas para a residência estudantil, em alojamentos feminino e masculino, para alunos regularmente matriculados no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo campus.

Em meados de janeiro, também foi concluído o fim do processo licitatório da obra de pavimentação em blocos de concreto em paralelepípedo do campus.

Neste mês, Foi aberto o edital para desfazimento de bens, de acordo com as disposições da Lei n. 8.666/93, do Decreto n. 99.658/1990.

Ainda em Janeiro, foi realizado o sorteio do conteúdo para a prova de desempenho didático das áreas de Agronomia e Física, referentes ao Processo Simplificado, edital nº 003/2015, para contratação, por tempo determinado, de Professor Substituto.

No encerramento deste mês, os servidores de alguns setores do campus, participaram, do primeiro ciclo de implantação da Solução de Gestão Acadêmica do IFMT. O treinamento foi realizado por meio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação – DGTI e da Pró-reitoria de Ensino – Proen.

Fevereiro:

O mês de fevereiro foi iniciado pelos servidores com a Jornada Pedagógica, um encontro que teve o objetivo de proporcionar desenvolvimento e melhoria do processo ensino-aprendizagem, através de palestras e atividades, que deram sustentação ao trabalho dos professores durante o ano letivo de 2015.

No domingo, 08 de fevereiro, os alunos internos foram recepcionados no campus e acolhidos nos alojamentos. A programação teve início com uma reunião realizada com os residentes internos e os pais de alunos menores de idade. Além das boas-vindas, também foram repassadas informações gerais sobre a Residência Estudantil e o novo Regimento Interno de Residência Estudantil.

No dia 09 teve início o primeiro semestre letivo do ano de 2015. Alunos dos cursos superiores de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Processos Gerenciais e dos cursos técnicos em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Modalidade Subsequente e do técnico em Comércio, Modalidade Proeja, retornaram às salas de aula.

O IFMT Núcleo Avançado de Sapezal, teve sua aula inaugural em fevereiro, contando com a participação dos 40 alunos do Curso Técnico em Agropecuária, Modalidade Subsequente, marcando o início do primeiro semestre letivo.

O mês foi fechado com o início das obras de Reestruturação Elétrica do campus, vindo para substituir o sistema elétrico antigo, com funcionamento precário, gerando um alto gasto de energia e uma sobrecarga na rede elétrica da instituição, que estava sujeita a entrar em colapso.

Março:

O campus Campo Novo do Parecis iniciou o mês de março recebendo o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. 34 alunos concluintes do curso de Bacharelado em Agronomia realizaram a prova e obtiveram o conceito 4, em uma escala da 1 à 5. Os resultados do ENADE são importantes pois, reunidos, possibilitam o conhecimento em profundidade, do modo de funcionamento e da qualidade dos cursos e Instituições de Educação Superior.

No início de março, o campus, através de licitação, contratou uma empresa especializada na prestação de serviços continuados de Vigilância Patrimonial Armada. Assim foram implantados 01 postos de vigilância de 12 horas diurnas, de segunda-feira à domingo, e 02 postos de vigilância de 12 horas noturnas, com dois vigilantes cada. A segurança armada foi contratada para garantir a segurança dos alunos e servidores do campus Campo Novo do Parecis.

Em meados do mês, a aluna Eduarda de Oliveira, de 16 anos, do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio campus Campo Novo do Parecis esteve representando o Estado em um importante projeto: o Parlamento Juvenil do Mercosul – PJM. Eduarda foi selecionada a partir de um concurso de redações.

Ainda no mês de março, ocorreu a formatura de cerca de 400 alunos do programa Profuncionário em Diamantino. Este programa tem por objetivo promover a formação profissional em nível médio dos servidores efetivos que atuam nos sistemas de ensino da educação básica pública, nas seguintes habilitações: Curso Técnico em Secretaria Escolar; Curso Técnico em Alimentação Escolar; Curso Técnico em Multimeios Didáticos; e Curso Técnico em Infraestrutura Escolar.

O mês foi encerrado com a realização da II edição da Feira Cultural Solidária, organizada pela comunidade do IFMT, envolvendo servidores, alunos e terceirizados, com a finalidade de proporcionar à sociedade camponovense a oportunidade de adquirir produtos de decoração, roupas, calçados, brinquedos, dentre outros artigos por meio da troca ou da compra.

Abril:

Em abril, ocorreu a primeira missa no campus, celebrada pelo Frei Irineu. A cerimônia religiosa, contou com a participação de, cerca de, 40 pessoas, incluindo professores, estudantes e funcionários. O momento foi de grande importância já que a religião é forte elemento na propagação da moralidade e bem estar social.

Ainda em abril, alunos Núcleo Avançado de Sapezal, através da disciplina de Agricultura I, do curso Técnico em Agropecuária, Modalidade Subsequente, participaram de aulas práticas, realizadas na Chácara Dois Irmão, propriedade dos senhores Juca e Jefferson, no município de Sapezal. A importÂncia da atividade se deve pois, as aulas práticas são importantes ferramentas para o ensino, aliando teoria e prática.

Além disso, em abril a equipe de basquetebol do IFMT campus Campo novo do Parecis, receberam uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal, em homenagem ao desempenho expressivo obtido nos jogos dos Institutos Federais, pois conquistaram o primeiro lugar nos 2º Jogos do IFMT – JIFMT, ocorridos no ano de 2014.

Em meados de Abril, tiveram início os trabalhos de execução da obra de pavimentação em paralelepípedo do campus.

Abril também foi o mês que o IFMT esteve presente na 8ª edição da Parecis SuperAgro, ocorrida entre os dias 12 e 15 de abril, no Parque de Exposição Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis. Como em anos anteriores, o campus disponibilizou um estande aos visitantes cujo objetivo foi apresentar as produções cientificas, tecnológicas e os cursos ofertados na Instituição aos visitantes.

O campus também recebeu a visita de acadêmicos do 6º período do curso de Engenharia Agronômica de Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

No dia 24 de abril foi celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Em homenagem à data o campus, através do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais – Napne, realizou uma apresentação do Hino Nacional Brasileiro em Libras.

A interpretação, coordenada pela Tradutora e Intérprete de Linguagens de Sinais, Cláudia Dassow, foi realizada pela aluna do curso de Licenciatura em Matemática, Kamila dos Santos Ferreira.

No final do mês, dia 29 de abril, o campus Campo Novo do Parecis, recebeu a visita de cerca de 35 alunos do 9º ano da Escola Estadual Parecis.

Maio:

Em maio foram abertas as inscrições para seleção de estagiários, para o campus Campo Novo do Parecis, disponibilizando vagas para estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Matemática, Ciências Contábeis ou Administração, Tecnologia em Agroindústria e Bacharelado em Agronomia e para estudantes de nível médio Técnico em Agropecuária, tando Integrado como Subsequente.

Além disso, o campus Campo Novo do Parecis recebeu a visita de 13 alunos da Escola Especial Bem-Me-Quer, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, decorrentes do “Projeto Cidadania”, elaborado pela professora da Apae, Rozelha Barbosa. A visita, além de proporcionar a vivência de novas experiências aos alunos da Apae, também promoveu a interação entre os alunos de ambas as escolas e a conscientização sobre a importância do respeito às diferenças.

Em meados do mês, os acadêmicos de Agronomia promovem I Manhã de Campo no IFMT, com cunho educacional, didático e experimental, propicionando uma nova vivência aos alunos, que puderam acompanhar os projetos e pesquisas desenvolvidos no campus. Foram apresentadas pesquisas nas áreas de Fitotecnia, Melhoramento Genético, Fitopatologia, Plantas Daninhas, Manejo Integrado de Pragas, Novas Culturas, Sistemas Consorciados, Solos, dentre outras.

O mês de maio foi marcado pela visita do Promotor de Justiça de Campo Novo do Parecis, convidando o campus para participar, pelo segundo ano consecutivo do projeto “Educação – Aproveitamento Escolar, Disciplina e Frequência”, desenvolvido pela Promotoria, através do Conselho Municipal da Criança e Adolescente – CMDCA, com o objetivo, de proporcionar mecanismos de fortalecimento às escolas do município, incentivando os estudantes a melhorar o aproveitamento escolar, ter disciplina e frequentar regularmente a escola.

No final do mês, dia 25 de maio, teviveram início as aulas do curso Técnico em Comércio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja, do campus Campo Novo do Parecis. Os novos alunos foram recepcionados pelo Diretor Geral, Fábio Luis Bezerra e pela Diretora de Ensino, Ana Paula Truzzi Mauso, que prepararam as boas-vindas e apresentaram a instituição aos novos alunos.

O mês foi encerra com a entrega de boletins do 1º Bimestre, no dia 30 de maio, O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, contando com grande participação de pais, mães e familiares, preocupados em participar do crescimento pedagógico dos filhos.

Junho:

No inicio do mês de julho foi realizado o 1º Simulado da instituição, com o objetivo de contribuir para a preparação dos alunos para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Em meados do mês, o IFMT de Campo Novo do Parecis participou do 2° Mutirão Municipal, divulgando os cursos ofertados no campus e prestando esclarecimentos sobre as formas de ingresso, números de vagas, perfil dos cursos e áreas de atuação.

No dia 22 de junho foi dado inicio ao Projeto Plantar, que visava a confecção de uma horta na Escola Estadual Parecis. Para viabilização do projeto, o IFMT ficou com a disponibilização da mão de obra de estudantes voluntários, orientados por professores especializados nas áreas afins.

No fim do mês, entre os dias 23 e 24 de abril, ocorreu a 1ª Feira de Ciências do IFMT de Campo Novo do Parecis, com o propósito de despertar e estimular o interesse de alunos de ensino fundamental, médio, técnico e superior pelas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

O mês se findou com realização da 6ª edição da Mostra Pedagógica, desenvolvida pelo Curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de socializar os materiais pedagógicos elaborados pelos acadêmicos do curso. “Todos os materiais são desenvolvidos pelos alunos e apresentados para os professores e colegas. Com a Mostra, é possível verificar na prática qual a aceitação da comunidade em ralação aos trabalhos e, se necessário, corrigir possíveis problemas”, explicou a Coordenadora do Curso, Vera Cristina de Quadros.

Julho:

O mês teve início com a 2ª Missa do IFMT, a celebração reuniu alunos e servidores do IFMT campus Campo Novo do Parecis. O objetivo da realização da Missa no Instituto é permitir que a comunidade escolar, principalmente os alunos internos, participem de celebrações religiosas.

No dia 4 de julho, o Instituto participou do desfile cívico em comemoração ao aniversário do município. O desfile foi organizado pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, reunindo escolas das redes municipal, estadual e federal, associações, instituições, grupos de amigos e a comunidade.

No dia 27 de julho o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso campus Campo Novo do Parecis iniciou a greve por tempo indeterminado, aderindo à mobilização nacional.

Agosto, Setembro e meados de Outubro o campus esteve em greve.

 Outubro:

Após uma das mais longas greves da história da instituição,com duração de quase três meses, professores e funcionários técnicos administrativos do campus Campo Novo do Parecis retomaram as atividades dia 19 de outubro, com reinício das aulas no dia 21 de outubro.

Em 23 de outubro o IFMT campus Campo Novo do Parecis foi centro aplicador do teste TOEFL ITP- Test of English as a Foreign Language, que avalia a capacidade dos participantes de entender e utilizar a língua inglesa em contexto acadêmico. Houve a participação de 14 candidatos, sendo estudantes de graduação e servidores.

No dia 28 de outubro o IFMT de Campo Novo do Parecis promoveu atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público, preparando surpresa, apresentações culturais, palestra, ações de promoção à saúde, caminhada, piquenique e homenagem aos servidores.

Novembro:

Em novembro o enxadrista Mato-Grossense, Clécio França, aluno do campus Campo Novo do Parecis consagrou-se o 4º melhor jogador de Xadrez do Brasil, após disputar os Jogos Escolares da Juventude 2015. Para o Instrutor de Clécio, Cleiton Marino Santana, que é representante da Associação de Xadrez de Campo Novo do Parecis “o garoto é um orgulho não só para  o município, mas, também, para todo o Mato Grosso”.

Neste mesmo mês a aluna Eduarda Melo Soares de Souza do IFMT foi classificada para segunda fase do programa Global Citizens of Tomorrow, que ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro, em Goiânia. A oportunidade foi apresentada à aluna através de um projeto de extensão desenvolvido no campus, pela servidora Jezisbel dos Santos Souza, denominado Intercâmbio dos Saberes, cuja proposta era conseguir bolsas de estudo fora do Brasil aos alunos da instituição.

No dia 19 de novembro foram entregues as obras dos laboratórios de Agronomia. A estrutura veio de encontro com uma necessidade da Instituição e para atender as demandas dos cursos ofertados pelo campus.

Outro destaque foi para a aluna Nicaelli Reis do IFMT de Campo Novo do Parecis que cursa o 3° semestre do curso Técnico em Agropecuária Subsequente, que publicou um livro baseado em sonhos. A obra, reúne personagens característicos da região e é intitulado “Presente do Passado”.

Para finalizar o mês, as obras de reestruturação elétricas foram entregues ao IFMT de Campo Novo do Parecis. A empresa executou os serviços de reparos de acordo com as prescrições dos projetos, especificações técnicas e as indicações técnicas formuladas pelo IFMT.

Dezembro:

No início deste mês, os servidores participam de uma palestra sobre “A importância da família na construção do sujeito”. A palestra foi ministrada pela psicóloga Juliana Cristina Momesso Serra, falando que a família é o primeiro grupo que o indivíduo pertence, exercendo uma profunda e decisiva importância na estrutura do psiquismo da criança e na formação da personalidade do adulto.

No dia 9 deste mês, os alunos, campus Campo Novo do Parecis, Larissa de Abreu Gimenes e João Vitor Mota Lanzarin, juntamente com 26 alunos de outras escolas do município receberam uma premiação, referente ao projeto “Educação – Aproveitamento Escolar, Disciplina e Frequência”.

No dia 10 de dezembro, o Instituto recebeu a visita de jornalistas do Ministério Público do Estado, que registraram um pouco da rotina dos alunos na instituição, premiados pelo projeto “Educação – Aproveitamento Escolar, Disciplina e Frequência”, de autoria do Promotor de Justiça de Campo Novo do Parecis, Dr. Luiz Augusto Ferres Schimith.

Nos dias 10 e 11, foi promovida uma Campanha de conscientização sobre HIV/AIDS e realização de testes rápido no IFMT de Campo Novo do Parecis, pela enfermeira do campus, Isabela Caroline Sanches Miguel Ferrari. Segundo Isabela, o intuito de trazer os testes no campus foi o de conduzir a comunidade escolar à reflexão e conscientização sobre as DST's.

No fim de dezembro, alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis aprenderam, de forma simples e dentro do universo adolescente, a prevenir-se e identificar os sintomas da Dengue, da febre Chikugunya e da Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O trabalho foi desenvolvido no formato de gincana, através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Ambiental com o Instituto.

 


Obras:

- Termino do cabeamento estruturado;

- Conclusão da reestruturação elétrica;

- Conclusão de 70% do calçamento do campus;

- Conclusão do bloco I de laboratórios;

 Carla Londero – Assessoria de Comunicação

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT