Curso de empreendedorismo: alunos do IFMT de Campo Novo do Parecis são capacitados

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 6 de Outubro de 2017 às 09:03

O Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis em parceria com o SEBRAE/MT, representando o Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE, realizaram durante esta semana o curso “Crescendo e Empreendendo”, voltado aos alunos dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio. O objetivo do curso foi orientar os adolescentes da instituição e prepará-los para se inserirem no mercado de trabalho.

O curso teve início na segunda-feira, 02 de outubro e foi finalizado na tarde de quarta-feira, 04 de outubro. Durante os encontros os consultores Coracy Oliveira, de Várzea Grande – MT, e Roberto Patzlaff, de Campo Grande – MS, trabalharam assuntos relacionados a atitudes empreendedoras, características do comportamento empreendedor, trabalho e negócio e planejamento para o futuro. “O objetivo foi fazer com que os jovens conhecessem esse universo empreendedor e identificassem oportunidades, através da adoção de atitudes empreendedoras”, explicou a consultora Coracy.

Patzlaff ressalta que o curso ajuda a desenvolver diversas competências relacionadas ao empreendedorismo para a vida ou para o trabalho e o pensamento no futuro de forma planejada. “É importante despertar as características empreendedoras que cada pessoa tem, mas que nem sempre sabe visualizar”, complementou.

O foco da capacitação foram os adolescentes da instituição, que irão ingressar ou já estão inseridos no mercado de trabalho, propiciando a ampliação do conceito de trabalho e comportamento empreendedor. “O curso nos ensinou a pensar de forma diferente e criativa. Além disso, nos estimulou trabalhar em grupos e criar planos para o futuro”, disse satisfeito Eleomar Dorneles, de 17 anos, aluno do 3º ano do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus Campo Novo do Parecis.

Ao todo, o curso ocorrido no campus Campo Novo do Parecis, envolveu cerca de 150 alunos. Para o Diretor de Ensino do campus Campo Novo do Parecis, William Benedito da Silva, a importância do curso está em despertar nos adolescentes a busca por qualificação profissional e conhecimento empreendedor. “Nossos alunos aceitaram muito bem o aprendizado. É possível observar a empolgação deles quanto aos assuntos ensinados”, relata.

Os alunos tiveram noções de organização, autodesenvolvimento, criatividade e comunicação, características importantes para a inclusão social e acesso ao mercado de trabalho. “Após fazer o curso, percebi em mim uma mudança no modo de ver o mundo dos negócios. Agora consigo identificar que possuo características empreendedoras que eu não imaginava. Agradeço imensamente as instituições pela oportunidade”, conclui Ketily Milena Pereira, de 17 anos, aluna do 3º ano do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus Campo Novo do Parecis.