De forma educativa, alunos aprendem a combater o mosquito transmissor da dengue

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 21 de Dezembro de 2015 às 09:51

Os alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis aprenderam, de forma simples e dentro do universo adolescente, a prevenir-se e identificar os sintomas da Dengue, da febre Chikugunya e da Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O trabalho foi desenvolvido na última sexta, 18 de dezembro, no formato de gincana, através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Ambiental com o Instituto.

Agentes de endemias do município explicaram aos alunos quais ações devem ser desenvolvidas para evitar que as doenças se proliferem na escola. “Não devemos deixar garrafas e nem pneus com águas, botar areia nos vasos de flores e deixar o quintal limpo, assim o mosquito não se cria e não transmite doenças”, disse a agente Eunice Heberle.

De acordo com a Assistente Social do campus, Karla Reuter dos Reis, a gincana foi uma forma lúdica de envolver todos da instituição, numa força tarefa, permitindo a ampliação do conhecimento acerca dos perigos transmitidos pelo Aedes Aegypti. “Além disso, contamos com a ajuda dos agentes e através, dos olhos treinados dos mesmos, conseguirmos identificar locais que poderiam se tornar um risco de proliferação do mosquito na escola”, explicou.

Os alunos participantes da gincana foram divididos em grupos, separados por cores. Cada grupo respondeu perguntas sobre o assunto e depois, procuraram, in loco, possíveis focos de dengue, acompanhados pelos agentes, com o monitoramento de professores e servidores.

A gincana contou com a participação de alunos do Ensino Médio e de servidores e valeu como parte da pontuação da disciplina de Biologia, ministrada pela professora Mariana Closs Salvador.

A proposta da gincana foi permitir que os alunos adquirissem conhecimentos e dicas de prevenção que pudessem ser levados para dentro de casa e repassados aos familiares. “Através dos alunos e comunidade em geral, podemos formar multiplicadores, pois mais da metade dos focos de mosquitos Aedes Aegypti estão em residências”, revelou a agente Valeria Cristina Possenti.

Após receberem as informações necessárias para evitar que tanto a dengue como a febre Chikugunya e a Zika se proliferem no campus, os multiplicadores responderam um pequeno questionário sobre a atividade realizada pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPP do campus, avaliando a gincana como uma atividade muito produtiva, visto que proporcionou, não apenas diversão, mas principalemente conhecimento sobre o combate do Aedes Aegypti.

A atividade contou com a participação de 113 alunos, dos agentes Thaiana Nacimento, Valeria Cristina Possenti, Vanuza Glerian Oliveira, Marcio Nascimento Oliveira e Eunice Heberle e com a colaboração do comércio local, com a doação de caixas de bombons entregues aos alunos.

Segundo a Assistente Social, a gincana foi um sucesso. “Para o ano de 2016, manteremos o combate á dengue, realizando um planejamento de atividades”, finalizou.

Carla Londero – Assessoria de Comunicação