Educador cria estratégias para despertar interesse dos alunos

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 14 de Dezembro de 2015 às 10:12

O desafio não está apenas em despertar o interesse dos alunos pela disciplina, mas também em mantê-los interessados e, sabendo que o professor é a maior influência na formação dos novos profissionais, educadores que planejam atividades diferenciadas alcançam esse objetivo.

No Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis o professor de Mecanização Agrícola, Everton dos Santos de Oliveira, tem promovido, em todos os bimestres, propostas diferenciadas, voltadas à temática da disciplina.

No ano de 2015 os alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio realizaram várias atividades. No 1º bimestre confeccionaram um motor; no 2° participaram de peças de teatro de concurso de paródias e; no 3° bimestre, ainda em andamento, estão confeccionando painéis nas paredes da oficina de mecanização. A proposta vai além e, no 4° bimestre, confeccionarão mini semeadoras.

Para o professor doutor, essa é uma iniciativa que torna o conteúdo mais agradável e tira o aluno da rotina diária de conteúdo em sala, fazendo com que os estudantes manifestem suas dúvidas e interesse pela disciplina.

Everton explica que todas as atividades são avaliadas e compõe a média bimestral dos alunos. “Eles são avaliados em relação ao domínio do conteúdo apresentado, à apresentação em si e, pela interação com os demais componentes do grupo. Cada avaliador registra uma nota para o grupo e a média das notas dos avaliadores compõe a nota de um instrumento avaliativo do bimestre”, complementou.

Cerca de 104 alunos do segundo ano do curso participam das atividades e, segundo o professor, através destas ações o processo de aprendizagem acaba se tornando mais satisfatório e o conhecimento fixado mais facilmente.

O professor finaliza esclarecendo que conta com o apoio de outros professores, principalmente no momento da avaliação. São eles: Leonardo Durval, professor Olericultura e Extensão Rural, professor José Luiz da Silva, de Fisiologia Vegetal; Sementes e Manejo Integrado de Pragas e Carlos Jorge da Silva, professor de Melhoramento Genético; Paisagismo e Floricultura. Esta atividade que está sendo realizada no terceiro bimestre, conta com a participação do professor André Luiz Genesio dos Santos, responsável pela disciplina de Artes.

Carla Londero – Assessoria de Comunicação