Estudantes de Agronomia participam do Dia de Campo do Projeto Solo Vivo

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 29 de Julho de 2016 às 16:45

Estudantes de Agronomia participam do Dia de Campo do Projeto Solo Vivo

No dia 01 de junho, cerca de 20 alunos do curso Bacharelado em Agronomia do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis participaram do dia de campo do projeto solo vivo, na Fazenda Rio Alegre, localizada em Deciolância-MT.

O projeto Solo Vivo consiste em resgatar a saúde do solo, proporcionando equilíbrio entre os atributos químico, físico e biológico, utilizando técnicas de manejos adequadas, tais como: uso de plantas de cobertura, sistema de plantio direto, rotação de cultura, tecnologia em bioativação e produtos biológicos.

Através de um convite feito ao Instituto, o docente Jacson Zuchi deslocou a turma de fruticultura até o evento.

O evento iniciou com o Engenheiro Agrônomo e doutor em Agronomia, o Sr Ademir Calegari, descrevendo os sistemas bioativos de produção, mostrando o equilíbrio dos atributos do solo por meio do uso adequado de plantas e rotação de culturas. Na propriedade, foi possível visitar experimentos com diversas plantas de cobertura, plantadas para melhorar a qualidade do solo e mantê-lo vivo.

Em seguida, a palestra continuou com a Engenheira Agrônoma e PhD em Nematologia Andressa Zamboni, falando sobre a forma de manejo de nematoides em sistemas de produção. Para encerrar, foi servido um delicioso almoço.

Marcadores: solo solo-vivo