Eventos do 6º JIFMT são oportunidades para estudantes exercerem partes práticas de disciplinas

Publicado por: Reitoria / 23 de Maio de 2019 às 16:25

Quem vê a sexta edição dos JIFMT em curso pode não imaginar o volume de trabalho envolvido na preparação e durante cada evento. Porém, uma equipe enorme de profissionais viabilizou os jogos a partir de uma força de trabalho muito especial, os estudantes.

Uma galera já esperada nos eventos do campus Barra do Garças são os concluintes do curso técnico em secretariado. Mas nesta sexta edição, não só eles e não somente estudantes do IFMT, como também graduandos de Enfermagem, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT,  de Fisioterapia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – Univar, de Licenciatura em Educação Física e Farmácia da UFMT Araguaia, dentre diversos outros cursos estão aprendendo a exercer suas profissões durante os JIFMT.

Para disciplinar a participação, o campus Barra do Garças publicou edital, no qual o estudante se inscrevia para cada modalidade requerida.

A professora mestra Elisângela Kipper, coordenadora do Curso Técnico Subsequente em Secretarido diz que o curso apoia a instituição na realização de eventos ajudando na parte de organização, recepção e cerimonial. “Essas atividades fazem parte das habilidades necessárias na formação do profissional da área de secretariado e os eventos são aproveitados como oportunidade de colocar em prática a teoria das disciplinas de Técnicas Secretariais I e II; Comportamento Humano nas Organizações, que foca o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe e,  especialmente, a disciplina do terceiro semestre: Cerimonial e Protocolo de Eventos”, reforça a professora.

A líder de turma, Jana Marinho, aluna do terceiro período estava lá na abertura do 6º JIFMT, orientando os representantes de cada delegação a ocupar os seus lugares no momento certo de entrar, qual lugar ocupar e o que fazer. “Aprendemos a orientá-los, porque cerimonial é um pouco complicado. Por exemplo, a ordem de quem fala, em qual momento tem todo um significado”. Ela disse ainda que participar do evento foi um passo importante na sua formação: “achei o curso de Secretariado muito rico, abrange muita coisa desde como me portar diante do público, a forma ideal de me dirigir aos demais, como e quando agir até a nos controlar diante diante das adversidades”.

Outra estudante do Campus Barra do Garças que participou ativamente desta edição foi Tainara Alves Ribeiro do 2º ano do curso Técnico em Alimentos. Ela conta que vem participando desde a fase de divulgação dos jogos, na equipe de Imprensa, onde ela editou e atuou nos vídeos: “publicamos no Instagran diversas informações sobre os JIFMT, entrevistamos integrantes de diversas delegações, fotografamos, e ouvi muito as pessoas dizerem que não vieram aqui para ganhar, mas para fazer amizades”, disse a estuante que se dedicou das 7:10 da manhã às 17:30 horas nos 6º JIFMT.

Segundo ela, profissionalmente a experiência vai contar bastante: “aprendi a lidar com a pressão de entregar as coisas em cima da hora, se dá erro você tem de arrumar, é cansativo mas muito legal”, conclui Tainara.