IFMT de Campo Novo do Parecis adere campanha de combate ao Aedes aegypti

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 16 de Fevereiro de 2016 às 11:34

Na última sexta-feira, 12 de fevereiro, uma equipe servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, campus Campo Novo do Parecis iniciou uma campanha contra o Aedes aegypti, na instituição.

A primeira ação, que marcou o pontapé inicial da campanha, foi a distribuição de sementes de crotalária para a comunidade escolar, que engloba alunos, servidores e trabalhadores terceirizados, para que plantassem em suas residências e ainda distribuíssem entre amigos.

Para esclarecer a importância da planta, a Enfermeira, Isabela Caroline Sanches, o Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Adriano Alves Jorge e a Assistente Social do campus, Karla Reuter, passaram nas salas de aula repassando informações acerca da colaboração da planta no combate ao mosquito. “ Um de nossos objetivos é reforçar o papel de agentes multiplicadores que os alunos tem neste processo”, disse Karla.

Além da distribuição, alunos e servidores realizaram a plantação da semente nos arredores do campus.

Finalizando as atividades da sexta-feira, o Coordenador do Curso lançou um desafio aos alunos, incentivando que tirassem fotos da plantação das sementes em suas casas e postassem nas redes sociais utilizando a hastag #IFCNPContraOAedes e a #ZicaZero, no intuito de divulgar a atividade.

A ação vem de encontro com a mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores das doenças dengue, zika e chikungunya, através da campanha Zica Zero, do Ministério da Educação – MEC, que propõe aos Institutos Federais - IF's que organizem ações de mobilização. “A intenção do Governo, ao incluir os IF's e Universidades, é principalmente pela capilaridade que temos, abrangendo os municípios do interior e comunidades, visando sensibilizar e orientar a população, bem como distribuição de sementes de crotalária e mudas de citronela”, explicou a Coordenadora de Extensão do campus, Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais.

O Diretor Geral do campus, Fábio da Luis Bezerra, reconhece a importância desse trabalho e salienta que informando e eliminando possíveis criadouros do mosquito é possível evitar a contaminação de alunos, servidores e da comunidade em geral.

A CROTALÁRIA - A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

Carla Londero – Assessoria de Comunicação