IFMT de Campo Novo do Parecis doa 2500 livros didáticos à Cadeia Pública

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 2 de Fevereiro de 2016 às 08:37

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, realizou, na última quinta-feira, 28 de janeiro, a entrega de, aproximadamente, 2500 livros didáticos à Cadeia Pública do município.

O material doado será destinado à biblioteca da Unidade Prisional de Campo Novo do Parecis, que está passando por reformas e em breve estará disponível para que os reeducandos possam estudar e se aperfeiçoar.

A ideia da doação dos livros surgiu através de uma conversa entre a Assistente Social campus, Karla Reuter, a Assistente Social da Cadeia Pública, Adriana Benício Guimarães e o agente João Paulo da Silva, que fizeram o acompanhamento dos reeducandos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e expuseram a carência de livros didáticos na instituição, que facilitassem os estudos e a preparação para a prova. “Sabendo que o campus tinha livros para doação, entrei como facilitadora desse processo”, explicou Karla.

Os livros doados entram como uma forma de intervenção social, que visa a criação de vínculos com toda sociedade para que haja uma ressocialização efetiva, permitindo a criação de meios que facilitem a emancipação dos assistidos.

Para o interno, A. A. C., de 30 anos, os livros são ferramentas essenciais nos estudos. “A leitura e os estudos têm papel fundamental na formação e aprendizagem de qualquer pessoa. Acredito que somente estudando será possível mudar de vida e me ressocializar”, disse.

O Diretor da Cadeia Pública, Edivano Trindade Pessoa, falou sobre a parceria do IFMT campus Campo Novo do Parecis e da Cadeia Pública, que é de grande importância pois permitirá que muitos reeducandos continuem seus estudos e se preparem para o futuro. “A educação abre portas. Essa é uma oportunidade para muitos dos apenados repensarem sua vida, criem gosto pela leitura e pelo estudo e criem uma esperança a mais”, complementou, destacando que cerca de 60 reeducandos serão beneficiados com essa doação de livros.

Para finalizar, a Assistente Social do campus, falou sobre a inserção do IFMT no ato de ressocialização dos reeducandos, através dos estudos, citando parte de um artigo escrito por Tayla Roberta Dolci: “Ressocializar é dar ao preso o suporte necessário para reintegrá-lo a sociedade, é buscar compreender os motivos que o levaram a praticar tais delitos, é dar a ele uma chance de mudar, de ter um futuro melhor independente daquilo que aconteceu no passado".

Carla Londero – Assessoria de Comunicação