IFMT firma parceria e se mobiliza no combate ao coronavírus

Publicado por: Reitoria / 3 de Abril de 2020 às 17:31

O Instituto Federal de Mato Grosso, através de 25 projetos extensionistas nos quais trabalham servidores e alunos de diversos campi,  já está a serviço do enfrentamento à emergência de saúde pública internacional decorrente da pandemia da Covid-19 no estado.

O financiamento dessas 25 importantes iniciativas contempladas no Edital 44/2020, da Pró-reitoria de Extensão, está sendo feito, parte com recursos próprios (R$ 345 mil), somados aos 358 mil em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério de Educação.

Alguns campi a exemplo de Rondonópolis, Alta Floresta e Cuiabá – Bela Vista, também contam com outros parceiros. Este último, por exemplo está atuando com a prefeitura municipal de Cuiabá e do Conselho Regional de Química.

Nesta sexta-feira (03), o reitor William Silva de Paula visitou a “Oficina do Bem”, no campus Cuiabá – Cel, Octayde Jorge da Silva, onde acompanhou o início do trabalho com os equipamentos.

“Através dos extensionistas estamos unidos para prestar um serviço de assistência à população de Mato Grosso e fazer nossa parte, enquanto instituição pública com conhecimento técnico e tecnológico, para minimizar os efeitos da pandemia. Essa foi a forma que nossa gestão encontrou, neste momento que nosso estado tanto precisa, de contribuir com uma ação, também proeminente para nossa instituição, mostrando que o ensino, a pesquisa e a extensão tem feito e fazem a diferença na formação do cidadão. E nossa comunidade tem se mantido compromissada com essas ações de voluntariado”, afirmou Willian.

Esses extensionistas (docentes, técnicos administrativos e estudantes) estão trabalhando, por exemplo, na produção de equipamentos de proteção individual como escudos faciais, de lavatórios portáteis para higienização das mãos; na produção de álcool em gel, álcool 70 e sabonete líquido, para atender às demandas do SUS e/ou da comunidade. Dez campi do instituto estão envolvidos apenas na produção destes últimos itens.

Além disso, há projetos na construção e manutenção de respiradores mecânicos, fundamentais no atendimento aos pacientes que apresentam a forma severa da covid-19, e até mesmo em iniciativas virtuais de atividade física e de atendimento psicológico para atenuar os impactos físicos e mentais decorrentes do isolamento social durante a quarentena.

Para o Pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, a resposta imediata da comunidade ao Edital 47/2020 coloca, mais uma vez, o trabalho do IFMT a serviço da sociedade. “Em tempo recorde a instituição se mobilizou, e muitos projetos chegaram buscando trazer soluções diversas para reduzir os efeitos do coronavírus no estado”, salientou o pró-reitor.