IFMT lança consulta pública da minuta do Regulamento da Educação a Distância

Publicado por: Reitoria / 31 de Janeiro de 2020 às 13:13

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFMT, por meio do Departamento de Educação a Distância elaborou uma minuta de Regulamento da modalidade na instituição, alinhada com as tendências educacionais mais recentes e que atendem às ações previstas no PDI 2019-2023.

O Departamento de Educação a Distância convida a comunidade acadêmica para colaborar na elaboração do regulamento, que será levado posteriormente às instâncias colegiadas para aprovação.

A consulta pública está disponível por meio de preenchimento de formulário entre os dias 01 e 29 de fevereiro de 2020, no link https://forms.gle/Zq5q65azsUo2ghRD6  ou no Banner disponível no site da Educação a distância do IFMT (ead.ifmt.edu.br) e na área link de acesso na página do IFMT – www.ifmt.edu.br

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que permite aos estudantes o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em sua aprendizagem, em cursos dos mais variados níveis.

Segundo o Censo do Ensino Superior, em 2018 foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação a distância no país, enquanto nos cursos presenciais, a quantidade de vagas disponibilizadas foi de 6,3 milhões. De acordo com informações da Agência EducaMais Brasil, considerando que nos últimos cinco anos os ingressos nos cursos superiores presenciais diminuíram 13%, tem-se o cenário onde a EaD está em franca expansão, superando as vagas ofertadas nos cursos superiores presenciais.

Há de se considerar que a legislação para a Educação a Distância passa por atualização desde 2017, com a publicação do Decreto n. 9.057, de 25/05/2017, considerado o marco regulatório da Educação a Distância no Brasil. Recentemente, em dezembro de 2019, o MEC editou a Portaria n. 2.117, de 06/12/2019 permitindo aos cursos superiores presenciais executar até 40% de sua carga horária na modalidade EaD.

Diante de todas essas transformações, os Institutos Federais, sob a orientação do CONIF estão organizando suas gestões de Educação a Distância para fortalecer a modalidade tanto em suas instituições quanto na própria rede federal, principalmente com a perspectiva de trabalho cooperativo entre as instituições.

O IFMT já desenvolve ações na modalidade a distância, como o Programa de formação de professores da UAB/IFMT e o Programa de Formação de Profissionais da Educação, o Profuncionário. Entretanto, ao regulamentar a EaD, o Instituto Federal Mato Grosso efetivamente a insere na dinâmica institucional e possibilita que a comunidade inove em experiências de ensino e aprendizagem.

Participe e contribua na minuta do Regulamento da EaD do IFMT