início do conteúdo

IFMT realiza formatura dos cursos Técnicos e Superiores

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 22 de Maio de 2018 às 10:17

Uma importante etapa foi concluída no último sábado, dia 19, pelos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis.

Muita emoção, sorrisos e lágrimas de alegria marcaram as solenidades de formatura dos cursos Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Comércio, Modalidade Proeja e dos cursos Superiores de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Processos Gerenciais.

As solenidades ocorrerem na quadra Poliesportiva do campus Campo Novo do Parecis, contando com a presença de autoridades, coordenadores, professores, servidores, homenageados e familiares.

Ensino Médio:

A primeira cerimônia, de outorga de títulos dos cursos técnicos, teve início às 17 h, com a entrega de, aproximadamente, 60 certificados aos alunos dos cursos Técnicos.

A oradora do curso de Agropecuária, Ana Paula dos Santos Gonçalves, destacou seu sentimento de gratidão por cada experiência vivida ao longo dos três anos de instituição. “Esta é a noite, que ao olharmos para trás, percebemos que todo o esforço feito por uma boa educação, valeu cada gota de suor, cada sorriso na construção de nossa formação”, disse.

A formando do curso Técnico em Comércio, Jéssica Barbosa dos Santos, destacou dificuldades e superações para alcançarem seus objetivos, mas finalizou afirmando que “de nada valeria viver se não tivéssemos a nossa frente obstáculos a serem superados, metas a serem alcançadas e sonhos a serem realizados. E vivemos tudo isto aqui, no técnico em comércio, e sem sombra de dúvidas sentiremos muitas Saudades de tudo que foi bom”.

Os paraninfos das turmas, Ana Regina Bresolin, Agropecuária, e Jonathan de Paula Carmargo, Comércio, agradeceram pela oportunidade de fazer parte de um momento tão importante para os alunos e proferiu algumas palavras de encorajamento para a nova etapa na vida dos formandos, os encorajando a trilharem seus próprios caminhos, sempre acreditando em seus sonhos.

A solenidade foi encerrada pelo Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, que parabenizou os alunos e ressaltou a importância desse momento na vida de cada um deles.

Superior:

Às 19 h teve início a cerimônia de Colação de Grau dos Cursos Superiores de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Processos Gerenciais do campus, onde 24 alunos receberam seus diplomas.

O primeiro orador, Giovane Otmar Stein, Agronomia, com um discurso cheio de graça, relembrou momentos vividos ao longo dos anos de faculdade e finalizou agradecendo a todos os envolvidos nessa vitória. “Nesta noite estamos por concretizar mais um sonho que tanto batalhamos até agora, chegou a hora de tomarmos caminhos diferentes, de nos despedirmos e desejar boa sorte. Vamos aproveitar essa noite, pois talvez seja o último dia que nos veremos. Mas tenho certeza que a verdadeira amizade perdura, não importa a distância ou o tempo. Todos vocês vão fazer falta e espero que nos encontramos em algum dia para não deixar essa aventura virar lembrança, pois somos mais que colegas, mais que amigos, somos parceiros”, disse.

Representando o curso de Matemática, Guilherme de Lima Farias, lembrou de amigos que ficaram pelo caminho, que desistiram por alguma razão e se orgulhou dos que chegaram até o final. “É o fim de um ciclo e começo de outros, sabemos que infelizmente algumas coisas ficarão para trás, mas, seja na área de educação matemática ou em outra área, que tenhamos força no que decidirmos fazer e não nos deixemos abalar com as dificuldades”, concluiu.

Chegou a vez de Luana Zapelini da Silveira representar a Agroindústria. Emocionada, a única formanda do curso, desejou sucesso a todos os formandos da noite. “Que nunca perdemos a vontade de evoluir cada dia mais, que nunca deixamos o comodismo nos afetar, pois o aprendizado é um processo contínuo e o dia de hoje é só uma das muitas conquistas que estão por vir”, salientou.

Por fim, o único formando do curso de Processos Gerenciais, Joaquim Damas de Lemes, abroui seus discurso enfatizando que embora tenha achado fácil entrar no curso superior, foi preciso superação para enfrentar as dificuldades e concluí-lo. “A todos que estão nessa caminhada, não desistam jamais. Os resultados são sempre positivos”, disse contente.

As paraninfas das turmas, professoras Franciele Caroline de Assis Valadão, Agronomia, Ana Paula Truzzi Mauso, Matemática e Lea Flores, Processos Gerenciais, discursaram lindamente aos alunos, homenageando-os por toda trajetória acadêmica, que os levou até esse dia memorável de formação.

As autoridades:

As solenidades contaram com a presença de autoridades, coordenadores, professores, servidores, homenageados e familiares.

Para composição da mesa estiveram presentes o Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula; o Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão, Wander Miguel de Barros; o diretor do campus, Fábio Luis Bezzera;

o chefe de Departamento de Ensino, William Benedito da Silva; Secretária Municipal de Edicação, Mari Candida Zaminhan; Vereador Márcio Nascimento; e coordenadores de cursos e paraninfos das turmas.

Para o Diretor-Geral do campus, professor Fábio Luis Bezerra, mais do que o fim de um ciclo acadêmico, as formaturas representaram uma missão cumprida para a instituição, que conseguiu preparar os agora egressos tanto para o mercado de trabalho quanto para a universidade. “Tivemos estudantes aprovados em cursos dos mais concorridos do país em grandes universidades, estudantes que alcançaram ótimos desempenhos e decidiram seguir carreira conosco nos cursos de graduação, e também aqueles que enveredaram pelo mercado e já estão trabalhando em suas respectivas áreas. É uma prova da confiança que eles têm em nós e na missão do campus de atender nossa região, levando ensino de qualidade. É um indicador de que estamos no caminho certo e não poderíamos estar mais felizes por isso”, afirmou.

Para o reitor, as solenidades consagraram as ações do IFMT, comprovando a qualidade do ensino ofertado a jovens e adultos da região. “Temos o compromisso com a formação cidadã e numa noite como a de hoje, tenho a certeza de missão cumprida.

Na fria noite do dia 19 de maio não faltou calor humano. Durante todas as cerimônias, amigos e familiares não se contiveram e demonstraram todo o afeto por aqueles que estavam terminando os cursos. A cada turma anunciada, apitos, gritos e muitas palmas. Fazendo daquele dia, um dia inesquecível.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT