IFMT-Campo Novo do Parecis realizará evento com foco na divulgação da ciência e da tecnologia

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 26 de Junho de 2019 às 12:14

A divulgação científica e tecnológica tem um papel importante para que os acadêmicos adquiram conhecimentos e conheçam o quanto elas estão presentes em seu entorno. Uma das maneiras de ampliar este conhecimento é realizar atividades para divulgar a ciência e a tecnologia. Assim, com o intuito de ampliar este debate será realizado, nos dias 28 e 29 de junho, um evento científico pedagógico: “Formação Profissional em Contexto: Teorias de avaliação e Humanidades no Ensino Médio e na Licenciatura”.

O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por intermédio do projeto “Ciência por toda parte”, coordenado pela Professora Doutora Lia Hanna Martins Morita, da Universidade Federal de Mato Grosso e colaboração do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, núcleo UFMT, através da participação do Professor Doutor Alécio Donizete Rodrigues e do Professor Mestre Rodrigo Marcos de Jesus.

Trata-se de um evento de caráter científico pedagógico, cujas atividades visam contribuir para a divulgação da ciência e da tecnologia, com aplicação na formação integrada dos alunos dos cursos do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos em Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática, bem como na formação dos alunos da Licenciatura em Matemática do campus.

Será realizado em dias etapas:

A primeira atividade consistirá em uma roda de conversa direcionada aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, não obstante, aberta a toda a comunidade acadêmica, na qual se discutirá sobre medidas estatísticas direcionadas à verificação da qualidade das avaliações (provas) e ainda, colocar-se-á em pauta a presença das disciplinas pedagógicas/Humanidades nos currículos dos cursos de Licenciatura;

A segunda será direcionada ao público do Ensino Médio, mediante a realização de duas palestras. Uma apresentará a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é atualmente utilizada para correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a outra, discutirá a intermitência da presença das disciplinas de Humanidades, especialmente Filosofia e Sociologia, na Educação Básica brasileira.

Segundo a Professora Hilda Regina Pereira Menezes Olea, os objetivos são a promover a difusão e a produção do conhecimento científico através da abordagem de temáticas da Estatística e das Ciências Humanas, ambas colocadas no horizonte do desenvolvimento da formação integrada do ser humano, nos diferentes níveis e modalidades da educação profissional, técnica e tecnológica.

O evento terá início no dia 28 de junho, às 19 h, na sala 20 do IFMT campus Campo Novo do Parecis. No dia 29 ocorrerá na Secretaria Municipal de Cultura, a partir das 8 h. Confira a programação completa:

Dia 28/06/2019 – 19 horas – Sala 20 – Campus IFMT/CNP

Roda de conversa: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CONTEXTO: TEORIAS DE AVALIAÇÃO E AS HUMANIDADES NA LICENCIATURA

Jaqueline Trentino Silva – Bacharelado em Estatística - UFMT

Prof. Dr. Alécio Donizete da Silva – Departamento de Filosofia – UFMT e Programa de

Pós-Graduação Profissional em Filosofia – PROF-FILO/Núcleo UFMT

Direcionada aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, não obstante, aberta a toda a comunidade acadêmica, na qual se discutirá sobre medidas estatísticas direcionadas à verificação da qualidade das avaliações (provas), bem como, se colocará em pauta a presença das disciplinas pedagógicas/Humanidades nos currículos dos cursos de Licenciatura;

Dia 29/06/2019 –Secretaria de Cultura do Município de Campo Novo do Parecis

Realização de palestras direcionadas aos alunos do Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos, porém, abertas à comunidade acadêmica e comunidade em geral.

TEMA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CONTEXTO: TRI E HUMANIDADES NO ENSINO MÉDIO

08:00 às 8:40 – Palestra de apresentação da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e sua utilização na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);

Jaqueline Trentino Silva – Bacharelado em Estatística – UFMT

8:40 às 9:10 – Discussão

9:10 às 9:30 – Coffee break

9:30 às 10:10 – Palestra sobre a intermitência da presença das disciplinas de Humanidades, especialmente Filosofia e Sociologia, na Educação Básica brasileira.

Prof. Me. Rodrigo Marcos de Jesus – Departamento de Filosofia – UFMT

10:10 às 10:40 – Discussão