IFMT realizará a segunda edição dos Jogos do Servidor

Publicado por: Reitoria / 16 de Setembro de 2019 às 11:56

Em comemoração ao Dia do Servidor Público e os 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IFMT realizará a segunda edição dos Jogos do Servidor. A abertura está prevista para a noite do dia 25 de outubro, e o encerramento ocorrerá no dia 29. Os jogos serão realizados na baixada cuiabana e a estimativa é que mais de 400 servidores de todos os campi da instituição participem.

A meta do 2º Jogos do Servidor é a integração entre os servidores. Segundo o reitor do IFMT, professor William Silva de Paula, o objetivo é “somar, estabelecer e fortalecer laços, porque realmente o Instituto Federal é uma família”. O pró-reitor de extensão completou “a competição em si não é o objetivo, mas sim, a confraternização entre os servidores, o estímulo a atividade física e a interação com os colegas de outros campi. Esse é o grande legado dos jogos, junto com o foco na saúde”.

Para comemorar os 110 anos da Rede Federal e do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, os jogos serão realizados no campus centenário. Segundo o diretor geral do campus, professor Cristovam Albano, a ideia é de se fazer o maior número possível de competições no local. Albano destacou que o campus está reservando um espaço para alojamento dos servidores que desejarem.

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Núcleo de Qualidade de Vida e o Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva são os organizadores do evento. Além disso, o evento contará com o auxílio de um chefe de delegação por campi. O Pró-Reitor de Extensão, Marcus Taques Arruda, explica que “o chefe de delegação é um agente mobilizador da sua área, pois ele motiva os servidores. É a peça fundamental para realização dos Jogos”. Marcus contou ainda que os chefes de delegação podem buscar auxílio na coordenação de extensão dos campi em que atuarem.

Com foco na qualidade de vida e bem estar dos servidores, a organização do evento solicita que os participantes apresentem um atestado de aptidão física para o chefe de sua delegação. O núcleo de qualidade de vida estará presente durante todos os dias dos jogos realizando ações.

O evento vai contar com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFMT-Campus Octayde e da UFMT. O Diretor de Extensão do IFMT, Elson Santana de Almeida contou como vai funcionar a parceria “eles vão participar de toda a gestão do evento, não só da arbitragem, isso vai somar como atividade complementar para eles, gerando certificado de horas”.

Marcus Taques destacou que o evento contará com a parceria de empresas privadas, por conta do edital para capacitação de recursos.

Um dos diferenciais nesta segunda edição é a inclusão dos servidores aposentados para participarem dos Jogos. As modalidades que serão disputadas são: futebol society, futsal, voleibol, vôlei de areia (dupla), basquete, tênis de mesa, natação, xadrez, bozó, E-games FIFA, Pebolim, dama e truco espanhol (dupla). As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de setembro, via SUAP.