Jornada Científica Tecnológica supera expectativas

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 14 de Fevereiro de 2017 às 09:56

Entre os dias 08 e 11 de fevereiro o IFMT campus Campo Novo do Parecis, realizou a III Jornada Científica Integrada: Tecnologia e Inovação, evento organizado pelas Coordenações de Pesquisa e Extensão em parceria com servidores da instituição.

Esta edição da Jornada superou as expectativas da Comissão Organizadora, pois, embora realizada com recursos financeiros limitados, contou com a participação de, aproximadamente, 700 pessoas, garantindo um evento satisfatório, reunindo alunos, comunidade, professores e profissionais de outras instituições para tratar dos mais diversos temas relacionados à ciência e tecnologia.

Para a Professora Doutora, Andreia Oliveira Vieira, também Coordenadora de Pesquisa do campus, a participação da comunidade escolar foi muito positiva. “Precisamos destacar como um dos pontos positivos do evento, o grande número de trabalhos científicos recebidos. No total, foram 48 trabalhos”, enfatizou.

A III Jornada foi composta por várias palestras e 20 minicursos oferecidos, que foram bastante elogiados pelos participantes, gerando uma grande expectativa para realização da quarta edição do evento, que já faz parte do planejamento do campus.

O Coordenador de Extensão, Pedro Gabriel Gomes Borges de Souza destacou que nem o mau tempo e todas as dificuldades enfrentadas para concretizar a Jornada tiraram o brilho do evento. “Vale destacar que a III Jornada só foi possível ser realizada devido o empenho de muitas pessoas, que realmente abraçaram a causa e somando forças, fizeram acontecer. A distância do nosso campus da cidade e a chuva foram duas das dificuldades que enfrentamos, mesmo assim, a participação dos alunos foi considerável”, complementou.

O evento foi encerrado no sábado, após apresentações de trabalhos e, segundo o Coordenador de Extensão, já existem ideias para a IV Jornada, em 2018. “O que esperar em 2018, muitas ideias estão surgindo para a realização da IV Jornada Científica Integrada, inclusive levar este evento a um novo patamar. Aguardem”, finalizou.

A Abertura:

A abertura do evento ocorreu na noite de quarta-feira, 08 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Novo do Parecis, contando com uma presença expressiva de alunos e da comunidade em geral.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Wander Miguel de Barros e do Diretor de Extensão do IFMT, Elson Santana; do Prefeito Municipal, Rafael Machado, acompanhado dos Secretários Municipais; dos Vereadores Márcio Nascimento, Dionardo Mendes e Renata Franco; além dos representantes do campus Campo Novo do Parecis

A primeira noite foi marcada por apresentações culturais e palestras, dando início às atividades da III Jornada. Em seu discurso de abertura, o Pró-Reitor de Pesquisa apontou a importância de se utilizar a pesquisa científica com a finalidade de trazer melhorias à sociedade e contribuições à academia.

Para o Diretor Extensão, a Jornada Científica é a celebração de um processo que tem início com a busca pelo conhecimento, como forma de construir o aprendizado e melhorar a qualidade de vida da população.

O Diretor Geral do campus, Fábio Luis Bezerra, destacou a importância do evento para a produção do saber e frisou o comprometimento do IFMT para o incentivo à pesquisa e extensão. “A escola é o espaço ideal para o desenvolvimento do saber à luz da ciência. Para nós, a jornada representa a consolidação da visão da educação superior pautada no ensino, na pesquisa e que alia teoria e prática, sempre atenta às necessidades da região e suas potencialidades”.

Já o Prefeito Municipal destacou que “são de encontros como este que saem ideias, propostas e sonhos que se transformam em realidade e contribuem para o fortalecimento do exercício da cidadania”.

O Coordenador da Jornada falou sobre o desafio de organizar esse evento e sua importância para a comunidade acadêmica, no sentido de incentivar uma cultura estudantil sob os pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão.

Após a cerimônia, o evento contou com duas palestras: “Por que pesquisar”, ministrada pelo Dr. Wander Miguel de Barros e “Extensão nas Instituições Federais: finalidades, desafios e possibilidades”, pelo Professor Elson Santana.

Depoimentos:

“Achei muito interessante e legal, além de ser dinâmico, envolvendo os alunos. Que mais eventos assim aconteçam” (Rafael Henrique P. dos Reis – Engenheiro Agrônomo – Professor campus Colorado do Oeste – IFRO);

“A Jornada foi muito importante para aumentar nosso conhecimento através das palestras e minicursos e disponibilidade dos professores em atender os alunos interessados em adquirir conhecimento” (Rogério Rodrigues de Lima, aluno do curso de Bacharelado em Agronomia);

“A Jornada é uma proposta diferenciada de aprendizado, auxiliando no conhecimento dos alunos envolvidos, nas mais diversas áreas” (Eduardo Luis Bertazzo, 2o ano).