Manhã de atividades destaca o respeito pela diversidade

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 3 de Dezembro de 2019 às 10:48

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis, por meio do Projeto de Extensão “Nós Respeitamos”, coordenado pela Técnica em Assuntos Educacionais, Tânia Maria Alves de Abreu Gimenes, em parceria com alunos e servidores da Instituição, realizou no dia 27 de novembro a Manhã da Diversidade e Inclusão, contando com a participação de, aproximadamente, 350 pessoas da comunidade interna e externa.

Segundo Tânia, o objetivo da ação foi reforçar e sensibilizar alunos, servidores e comunidade externa para a importância e necessidade do respeito ao outro.

As atividades fizeram parte de uma das etapas do projeto de pesquisa de mestrado de Tânia, orientada pela professora doutora, Juzelia, do ProfEPT do IFMT Campus Cuiabá Octayde.

O dia 27 de novembro também marcou a finalização do Projeto de Extensão “Nós Respeitamos”, executado durante 2019 pela servidora e pelo discente André Luiz da Silva Santos, do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio.

A programação do evento foi coroada com a participação dos alunos do IFMT campus Campo Novo do Parecis, apresentando poemas, músicas, dança, teatro e de alunos e professoras de escolas participantes: os professores da Associação de Pais e Alunos Excepcionais (Apae), interpretaram a música “O Patinho Colorido”, de Bento e Totó; Interpretação da Música “Minha Vida/Alguém Especial”, de Ariely Rodrigues Ramos, pelos alunos da Escola Municipal Jardim das Palmeiras, da professora Joelir.

Além disso, durante a Manhã da Diversidade, foi apresentada à comunidade acadêmica e comunidade externa participante a cartilha “Respeito”, que faz parte da ação de finalização do Projeto de Extensão “Nós Respeitamos”. A cartilha foi executada por Tânia e pelo discente André, com participação dos alunos Pablo e João, do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio; Ed, do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio; Rafael, do curso Técnico em Administração, modalidade Proeja; de Guilherme, representando a comunidade surda de Campo Novo do Parecis; Valdirene, aluna com cegueira; da professora Josiane, da Escola Municipal 04 de Julho; e das Intérpretes de Libras, Alessandra Mariza Leite e Cláudia Dassow.

Para Tânia, ainda existem muitas barreiras a serem quebradas, não só no campus, mas em toda sociedade, quando se fala na temática diversidade e inclusão. “Mas acredito que estamos no caminho certo e com o envolvimento de tantas pessoas, como ocorreu na Manhã da Diversidade e Inclusão, nossa instituição se tornará cada vez melhor e mais inclusiva”, pontuou.

As atividades do dia 27 de novembro foram extremamente animadas e todos os envolvidos ficaram satisfeitos com o resultado e, principalmente com a alegria contagiante que envolveu os participantes. A Diretora da Apae, Edna Tubiana Baú, considerou o evento como um momento maravilhoso de inclusão. “Dias como esse são importantes porque nossos alunos se sentem importantes. Embora pareça redundante, é assim que eles se sentem, importantes e incluídos”, justificou ela.

A programação foi encerrada com muita recreação, música e atividades esportivas, envolvendo os alunos do IFMT campus Campo Novo do Parecis, da Apae e das Escolas Municipais 04 de julho e Jardim das Palmeiras.

“Eu aproveito para agradecer imensamente a Escola 4 de julho, Jardim das Palmeiras, Apae e o Grupo Almas, que prontamente aceitaram nosso convite para participarem das atividades. Agradeço também a Coordenação de Extensão, a Assessoria de Comunicação (Ascom) o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (Napp) e ao Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE). Gratidão aos técnicos, professores e alunos do IFMT que aceitaram participar das atividades com entusiasmo e respeito e não mediram esforços para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Foi gratificante. Todos contribuíram muito. Mas encerro agradecendo especialmente as professoras Priscila Bastos Mattos Biasuz, Simone de Miranda e Josiane Santiago de Lima, às intérpretes de Libras, Alessandra Mariza Leite, Jéssica Fernanda de Souza e Cláudia Aline Dassow e os discentes Lukian, Ed e Antonye Rafael que colaboraram, tanto na execução, como no planejamento da proposta. Também devo agradecer a parceria que a APAE fez conosco durante o ano de 2019, com este e outros projetos que foram desenvolvidos naquela instituição. Também agradecer ao suporte oferecido pela Secretaria de Educação (SEMEC) com relação a viabilização do transporte dos alunos das escolas municipais para o IFMT. Estou muito feliz com o resultado das ações”, findou emocionada.