Maratona de Empreendedorismo é apresentada em Fórum de Gestores da Ativa

Publicado por: Reitoria / 5 de Março de 2020 às 14:58

Mais de vinte gestores de núcleos e membros das comissões técnicas participaram, nos dias 03 e 04, do Fórum dos Gestores da Ativa Incubadora de empresas do IFMT, no auditório da reitoria. Na programação, além das capacitações relacionadas ao empreendedorismo e à incubação de empreendimentos na Rede Federal, foi apresentado um modelo inédito de maratona de empreendedorismo.

A Maratona Cri-Ativa começa com a pré-incubação de projetos de alunos de todos os campi que contam com um núcleo da Ativa e, ao final, será selecionada uma ideia de cada campus para avançar à etapa estadual, que será realizada no Fórum de Educação Empreendedora em Primavera do Leste, em agosto deste ano. Cada campus poderá desenvolver até dez ideias. As inscrições para pré-incubação estão abertas até 22 de março.

“Os gestores e suas equipes tiveram a oportunidade de participar de treinamentos, interagir com os colegas dos demais campi e conhecer a proposta da Maratona Cri-Ativa, uma iniciativa idealizada por três servidores do nosso instituto que, acreditamos, será um sucesso e poderá ser replicada em outros institutos do país,” afirmou o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques. “As premiações serão desde intercâmbio internacional, com foco no empreendedorismo a capacitações em outros estados”, adiantou.

Alinhamento – A gerente da Ativa explicou que o fórum acontece duas vezes ao ano com o objetivo de alinhar as ações da incubadora. “Os gestores e servidores que compõem os núcleos foram capacitados e atuarão como mentores dos alunos no projeto da Maratona Criativa, a nossa primeira maratona de empreendedorismo”.

Para Felipe da Silveira Silva e Luís Feliphe Seixas, estudantes dos cursos de nível médio Técnico em Química e superior em Tecnologia em Gestão Ambiental do campus Cuiabá – Bela Vista, que também participaram do Fórum, a convite do coordenador de Extensão, Sandro Luis Costa, este foi o início de um aprendizado que poderá ser construído de forma integrada no campus.

"O fórum foi algo completamente novo para mim. Estou empolgado para começar a desenvolver os assuntos que vimos aqui e quero passar essa empolgação para mais alunos que desejem participar. Podemos criar ótimos projetos a partir de problemas comuns ao campus”, avaliou Felipe.

Os estudantes disseram que além de aprender também desejam passar o conhecimento adquirido aos seus pares. “A partir das palestras posso ampliar as formas de empreender na área ambiental, a minha área, e pensar em como estar levando esse conhecimento aos colegas, para que eles possam ter meios para desenvolver suas ideias. Para mim foi um incentivo muito grande esta troca de conhecimento”, completou Luís Felipe.