O bom filho a casa torna

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 13 de Abril de 2016 às 12:13

Dentre as dimensões da avaliação institucional, o acompanhamento de egressos constitui-se em recurso fundamental à construção de indicadores e políticas que possibilitam o aprimoramento das ações institucionais, tanto acadêmicas quanto comunitárias. Neste sentido, o presente projeto buscou conhecer a opinião dos egressos acerca da formação acadêmica recebida, agregar sugestões, assim como monitorar a efetiva inserção no mercado de trabalho buscando, reorientar e/ou aprimorar as diferentes ações institucionais, tanto no que condiz ao ensino e a estrutura curricular, como às práticas na área da extensão, pós-graduação, e demais atividades da instituição. A relevância remete-se à real necessidade de auto-avaliação da Instituição, dos processos de acesso à qualidade da formação técnica e tecnológica oferecida, de verificação continuada da adequação das matrizes curriculares às demandas sociais e econômicas.

Toda equipe envolvida(Tânia Maria Alves de Abreu Gimenes, Rosani Nonenmacher, Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais e Thiago Erick Barbosa Lopes) tentaram entrar em contato com o maior número possível de egressos e conseguiram a participação efetiva de 431 ex-alunos do campus Campo Novo do Parecis. Ao final do projeto percebeu-se que os objetivos propostos iniciantemente foram alcançados e além disso, aconteceram situações maravilhosas que não estavam previstas. Ao conversar novamente com egressos pode-se reviver momentos de quando eles estavam na instituição, alguns deram até depoimentos da importância deste período que viveram conosco. Ouvir suas considerações sobre o que ainda pode melhorar também foi significativa. “Nosso campus iniciou as atividades com aluno em 2008, eu cheguei em janeiro de 2010 quando ainda nenhuma turma havia se formado, então tive o privilégio de conhecer todos esses alunos (hoje egressos) e realizar esta pesquisa foi realmente um ótimo reencontro”, afirma a coordenadora do projeto e servidora do campus Tânia Gimenes.

Marcadores: campo-novo