Professor do IFMT participou como coordenador de delegação do Sakura Science High School Program, no Japão

Publicado por: Reitoria / 10 de Dezembro de 2019 às 11:11

Dez estudantes de Institutos Federais pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram entre os dias 24 a 30 de novembro, do Sakura Science High School Program, no Japão, supervisionados por dois professores da Rede, Ana Paula Gomes de Oliveira, do IFG Campus Águas Lindas, e João Felipe Assis de Freitas, do IFMT Campus São Vicente.

A seleção dos professores ocorreu a partir do Ofício Circular N° 1.2019/CONIF/AI, informando que o edital que selecionava os dez estudantes brasileiros iria selecionar dois professores da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica para atuarem como coordenadores da delegação.

O professor do IFMT – Campus São Vicente, João Felipe Assis de Freitas, disse que a oportunidade de participar desse programa como coordenador da delegação dos estudantes brasileiros foi incrível.

“Além de acompanhá-los nas visitas técnicas e passeios culturais pelos principais locais históricos da capital, eu pude apresentar o potencial educativo do IFMT para a JST, responsável pela realização do intercâmbio no Japão. Somos uma instituição nacionalmente reconhecida pela qualidade dos serviços prestados à comunidade e estamos abertos às possibilidades de intercâmbio estudantil e profissional entre brasileiros e japoneses”, destacou João Felipe.

Os estudantes eram oriundos de alguns Institutos Federais: Instituto Federal do Acre (IFAC), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul).

Para participar do intercâmbio, os integrantes tiveram que passar pelo processo seletivo do Edital CONIF/AI 01/2019, e, uma vez aprovados, tiveram todas as suas despesas - passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto - custeadas pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês). A parceria entre a JST a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) do Ministério da Educação (MEC) oportunizou essa experiência para os dozes participantes, entre alunos e docentes.

Os intercambistas participaram de visitas a museus e sítios históricos; a agências de exploração aeroespacial e de ciência e tecnologia marinha. Além disso, eles também estiveram envolvidos em atividades de integração e palestras na Tokyo Metropolitan Koishikawa Secondary Education School, na University of Tsukuba e na Metropolitan University of Tokyo. Em uma dessas visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Sr. Akira Fujishima, Doutor em Química Aplicada