Professora propõe trabalho de conscientização sobre Fake News”, Anonimato e Compartilhamento de Informações e o resultado surpreende

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 5 de Outubro de 2018 às 10:56

Alunos do 3º ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMT no Campus Campo Novo do Parecis tiveram a oportunidade de pesquisar e se aprofundar no debate sobre “Fake News”, Anonimato e Compartilhamento de Informações.

A iniciativa surgiu na disciplina de Ética Profissional e Legislação aplicada à Informática, ministrada pela professora Monique Casagranda, que propôs que os alunos produzissem um vídeo informativo que explicasse e fizesse um alerta à população sobre os assuntos em questão.

Um termo bastante usado atualmente, principalmente no meio político, são as “Fake News” que, traduzido para o português, seriam notícias falsas. Ou seja, consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos, especialmente online, escritas e publicadas com a intenção de enganar e obter ganhos financeiros ou políticos.

Com a popularização das redes sociais, as “Fake News” se tornaram muito comuns e perigosas pois qualquer um pode produzir uma notícia falta. “Ao participar desse trabalho pude perceber que as pessoas compartilham informações recebidas sem checar sua veracidade ou fonte. Isso é crime. Precisamos aprender a diferenciar o que é real e o que é fake”, relatou a aluna Ana Bárbara Damacena, ressaltando a importância dos temas retratados no vídeo.

A partir dos temas “Fake News”, Anonimato e Compartilhamento de Informações e com as referências fornecidas pela professora, os alunos produziram um vídeo muito interessante abordando os efeitos nocivos provocados através propagação de falsas notícias.

Os jovens mostraram como é fácil manipular uma informação, falaram do perigo de se desinformar em massa, citaram leis que mostram que esses atos são considerados crimes.

Segundo a educadora Monique, o resultado da proposta feita aos alunos superou todas as expectativas. “Gostei de ver o envolvimento e participação dos alunos. O resultado foi ótimo e o trabalho final ficou incrível e impecável. Espero, com esse trabalho, ter contribuído para a conscientização desses alunos”, finalizou satisfeita.

O vídeo está disponível no portal e do IFMT de Campo Novo do Parecis.