Projeto de extensão evidencia o orgulho Afro

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 8 de Dezembro de 2016 às 10:07

Na manhã do último sábado, 03 de dezembro, ocorreu o encerramento da primeira fase do projeto de extensão Afro Embelezar, desenvolvido pela servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, campus Campo Novo do Parecis, Arislene Rodrigues dos Santos.

O projeto foi pensado e executado visando ensinar as crianças negras a valorizar seus fenótipos, proporcionando, inclusive, um resgate de autoestima, criando um ambiente em que as crianças negras, alunos de 1a a 5a séries, se sentissem parte integrante dos espaços, e tão importante quanto qualquer outra, sem motivos para se sentirem inferiorizados.

Para a servidora, o principal objetivo foi empoderar as crianças participantes do projeto, enquanto cidadãos negros.

Quando pensou no projeto, Arislene tinha a finalidade de ressaltar a importância da cultura e do povo africano e de deixar claro que o preconceito está fora de moda. “As oficinas serviram para incentivar as crianças e suas mães a assumirem seus cabelos e aceitarem seus traços negros”, justificou.

Foram ensinados, através de cursos, como pentear, hidratar e cuidar do cabelo afro. Assim, no último sábado, foi plantada uma semente, Arislene criou um espaço com espelho, cremes e acessórios para incentivar a aceitação e a autoafirmação nas crianças.

No total, 30 crianças participaram da oficina de embelezamento, ornamentaram seus cabelos e, para finalizar, participaram de um desfile, realizado durante a II Mostra Cultural e Pedagógica da Escola Parecis, localizada no Bairro Jardim das Palmeiras, em Campo Novo do Parecis.

No mesmo dia, como parte do projeto, houve o Cine Afro, proporcionando aos alunos da escola, um momento descontraído, com a exibição de filmes que retratam a temática abordada no projeto.

Apresentações culturais:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, campus Campo Novo do Parecis também esteve presente na II Mostra Cultural e Pedagógica da Escola Parecis com a apresentação de danças. Campus.