Projeto de Extensão Piquenique no IFMT

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 28 de Julho de 2016 às 14:56

Projeto de Extensão Piquenique no IFMT

O Projeto Piquenique no IFMT iniciou no mês de junho no Campus Campo Novo do Parecis com o objetivo de divulgar os cursos técnicos integrados ao ensino médio, visto que a maioria dos alunos participantes são do ensino fundamental, 9º ano, e não conhecem o Instituto.

Este projeto surgiu com a iniciativa do diretor Fábio Luis Bezerra em parceria com a servidora Karla Reuter dos Reis, assistente social do Campus, e a colaboração dos servidores Arislene Rodrigues dos Santos, Andréia Fernanda Silva Iocca, Mariana Rezende Franco, Adauto Cunha, Quezia Pereira Borges da Costa, Priscila Fiqueiredo, além da estagiária de Serviço Social, Maria Margarete Tamiozzo.

Até o momento, foram realizados três piqueniques contemplando as seguintes escolas: Escola Municipal 4 de Julho – compareceram 37 alunos acompanhados pela diretora Eliane Mariano Rosa; Escola Municipal Professor Antônio Pereira - 12 alunos compareceram, acompanhados da agente educacional Iracema Rodrigues Pereira e a orientadora Eliane Mariano Rosa e a Escola Municipal Jardim das Palmeiras - 15 alunos estiveram presentes, apoiados pelo diretor Clodoaldo Lopes, a orientadora Eugenia Lourini e a Professora de português Rozenice Sanches. Para além das escolas citadas, alguns alunos que participam do CRAS da Boa Esperança também fizeram parte deste projeto - 15 alunos compareceram, coordenados pela Assistente Social Poliana Santos, das estagiárias de Serviço Social Valdelice Rocha e Cândida da Cruz, do orientador Donizete Pontes, da educadora Silvia Melara e da Coordenadora pedagógica Rosiane Oliveira. A perspectiva é realizar a visita com todas as escolas de Campo Novo do Parecis até setembro, quando, normalmente, abre-se a inscrição para o processo seletivo dos cursos técnicos do IFMT.

A dinâmica do projeto está estruturada da seguinte maneira: os alunos são divididos em 2 grupos. Os professores e/ou técnicos voluntários são responsáveis pelo monitoramento destes grupos. Durante a visita, abordam-se informações pertinentes aos cursos ofertados, os benefícios aos quais têm direito, e a apresentação das dependências físicas do Campus, incluindo o setor de zootecnia, olericultura e fruticultura. Logo após, é oferecido um lanche seguido de uma gincana dos conhecimentos adquiridos.

Durante a realização do piquenique, a assistente social levanta alguns questionamentos sobre a inserção dos alunos no IFMT. Segundo ela, apesar de o ensino ser gratuito e ter uma variedade de facilitadores (transporte gratuito e possibilidade de um auxílio-alimentação), os alunos com uma vulnerabilidade socioeconômica maior não estão usufruindo das vagas ofertadas. “Quais as razões para que isso venha ocorrendo? Falta divulgação? Eles precisam trabalhar para ajudar na renda familiar? Estas são algumas questões levantadas e devem ser refletidas,” disse Karla.

Sendo assim, este projeto vem expandir o conhecimento dos alunos estudantes do 9º ano em relação ao IFMT, além de ampliar o nosso próprio entendimento enquanto Instituição de ensino, uma vez que temos a possibilidade de nos aproximar dos alunos e levantar as dificuldades que encontram para se inscreverem no processo seletivo.

“Para mim, está sendo muito gratificante, como assistente social, participar ativamente deste processo real de inclusão social. Minha felicidade está aliada aos olhos curiosos, maravilhados dos alunos que estão participando” ressaltou Karla.