Projeto do IFMT - Campus Campo Novo do Parecis promove a ressocialização através da educação

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 14 de Abril de 2016 às 15:11

O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Campo Novo do Parecis, em parceria com a cadeia pública do município, tendo como gestor o diretor Edivano Trindade de Souza, está desenvolvendo um projeto de extensão intitulado como “Ressocializando através da educação”, que possui como coordenadora no Campus a assistente social Karla Reuter dos Reis e, como membros da equipe executora, a assistente social da cadeia, Adriana Benício Guimarães, além da estagiária em Serviço Social do IFMT, Maria Margarete Tamiozzo.

O objetivo deste projeto é fazer com que o IFMT, em consonância com sua Missão que é “ Educar para a vida e para o trabalho” e tem como valores “ Humanidade - a dignidade da pessoa humana acima de tudo”, além de promover a “Democracia participativa - por um fazer coletivo”, possa ser um sujeito de participação ativa no que tange a ressocialização destes reeducandos.

O projeto começou a ser executado nesta segunda feira, 4 de abril e se estendeu por toda a semana. O servidor técnico Allan Jacobi, junto com sua equipe de estagiários, orientaram os 8 reeducandos voluntários participantes, que realizaram atividades voltadas a manutenção, conservação e limpeza do Campus e ao final, receberão certificado das atividades realizadas.

As atividades desenvolvidas durante esta semana, foram: capinas, jardinagem, construção civil e manutenções em geral, sendo definidas conforme a afinidade de cada um e interesse em novos aprendizados.

“O contato direto destes reeducandos com o Instituto, quando na realização das atividades de manutenção, limpeza e conservação no Campus, amplia os horizontes quanto as possibilidades de que, futuramente, possam vir a ser alunos do IFMT, além de criar uma alternativa de trabalho, quando na soltura dos mesmos. A certificação é um incremento no currículo destes reeducandos, visto que acreditamos que o trabalho é, sem dúvida , um instrumento que possibilita devolver à sociedade um indivíduo em condições de ser útil e se sentir, antes de tudo, valorizado nas atividades que foram realizadas”, afirma a assistente social do campus.

A proposta do projeto é que as atividades sejam repetidas futuramente, em datas a serem agendadas. Para o diretor-geral, Fábio Luis Bezerra, “o Instituto Federal tem procurado atender a todas as demandas possíveis, para formação das pessoas e atendimento da comunidade regional; a abertura de nossas portas para os reeducandos é uma demostração de que nossa instituição está aberta à todos e buscou com esta atividade, mostrar parte do leque de oportunidades ofertadas para desenvolvimento das pessoas”.

Após a semana de atividades desenvolvidas no Campus, os reeducandos responderam um questionário. De acordo com os resultados, todos ficaram satisfeitos e participariam novamente se houvesse a oportunidade, pois a certificação possibilitará a abertura de muitas portas para seu futuro profissional. O trabalho no Instituto possibilitou conhecer os cursos oferecidos já que apenas 30% deles os conheciam. Um dos reeducandos afirmou ainda que "o trabalho foi uma forma de mostrar para a comunidade que estão prontos para conviver em sociedade novamente".