Regulamento da Política Institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi aprovada pelo Consepe

Publicado por: Reitoria / 16 de Março de 2020 às 09:07

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou na 4ª Reunião Extraordinária, no dia 28 de fevereiro, o Regulamento da Política Institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação do IFMT.

A Política de Inovação do IFMT tem como objetivos: estabelecer medidas de incentivo às ações institucionais com foco em inovação, a gestão da propriedade intelectual, a transferência de tecnologia e ao licenciamento e negociação; apoiar às atividades de empreendedorismo e desenvolvimento científico e tecnológico; promover a cultura e as práticas para inovação no ambiente interno do IFMT e consolidar e fortalecer os arranjos produtivos e sociais, visando à geração e promoção da inovação em benefício do desenvolvimento.

A coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica, Silvana Santos da Cruz, ressaltou que a importância da Política da Inovação aprovada é que ela vem garantir maior segurança quanto ao tema inovação.

“A Instituição vem passando por grandes transformações quanto a parcerias, prestações de serviço, qualificação dos nossos profissionais à respeito sobre o tema inovação. Essa política vem subsidiar e dar mais autonomia para a Instituição ampliar esse leque de serviços tecnológico que o IFMT poderá prestar para a sociedade. Além de parcerias, também quanto a iniciativa privada, outras instituições públicas, ela vem realmente subsidiar a instituição sobre esse tema e dar mais autonomia e segurança para efetivar esses serviços”, ressaltou Silvana Cruz.

A coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica explicou que sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), foi a proposta de elaboração de uma Política de Inovação do IFMT que foi entregue para uma comissão institucional em novembro de 2019, e depois foi enviada para o Consepe.

“Estou muito feliz por ter feito um trabalho na minha dissertação que é essencial para o fomento à inovação na Instituição. Na verdade, não tem como fazer inovação no IFMT sem ter um regulamento que garanta segurança jurídica e autonomia nesse processo”, destacou Silvana Cruz. A defesa da servidora ocorreu no dia 06 de março, na UFMT e ela foi aprovada.

O Profnit é um mestrado profissional, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, etc. O IFMT oferta esse mestrado profissional juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O pró-reitor de pesquisa e inovação, Wander Miguel de Barros, acrescentou que o trabalho desenvolvido pela servidora Silvana Cruz e pela comissão vem de encontro com as características do programa de mestrado profissional – PROFNIT, que é a entrega de um produto para a sociedade. Ele ressaltou ainda que essa é a primeira defesa do programa PROFNIT - Mato Grosso.