Reitor do IFMT parabeniza as equipes campeãs da Maratona Células Empreendedoras MT 2017

Publicado por: Reitoria / 23 de Fevereiro de 2018 às 12:40

O reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, recebeu na manhã desta sexta-feira (23), em seu gabinete na Reitoria, as duas equipes campeãs da final da Maratona Células Empreendedoras MT 2017: “Aminotec – Tecnologia com Aminoácidos” do IFMT – Campus Avançado Diamantino e “Toper Bio – fraldas biodegradáveis” do IFMT – Campus Juína. Na visita, o reitor entregou aos estudantes um certificado de agradecimento por terem contribuído para destacar ainda mais o IFMT.

O reitor ressaltou que muitas vezes não pode estar junto, mas tem acompanhado pela internet e nas redes sociais o desempenho dos alunos do instituto. “Nessa manhã, quero que vocês percebam que estamos juntos, somos uma rede e estamos conectados”, disse Willian de Paula.

O reitor salientou que o desempenho dos estudantes no Programa Células Empreendedoras em Mato Grosso fez com o Ministério da Educação se interessasse pela temática e será implantado para outros Institutos Federais no Brasil. “Adivinha quem vai puxar a fila? Mato Grosso! O IFMT irá viajar o país para levar a nossa marca. Inicialmente esse programa irá para seis estados”, disse Willian de Paula.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Barros, enalteceu o esforço dos estudantes e professores e ressaltou que resultados como esse mostram o trabalho que vem sendo feito pela instituição. “Desejo que vocês continuem trabalhando. O IFMT e a sociedade mato-grossense precisam de pessoas como vocês para fazer a diferença. Que este desafio seja apenas o começo”, disse Wander Barros.

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Jeferson Moriel, falou de sua satisfação com a premiação, principalmente com o acompanhamento feito às equipes durante a maratona. Ele ressaltou que o NIT fará o acompanhamento das equipes, a proteção dos produtos e a transferência.

“A vitória foi emocionante. Foi incrível ver os produtos e a transformação que eles tiveram do início da maratona até a final. Vocês estão tendo uma oportunidade agora no ensino médio que tive apenas no ensino superior. Isso ficou provado nessa maratona, pois vocês superaram pessoas que estão se formando” disse Jeferson.

O diretor de Pesquisa, José Luiz Siqueira, parabenizou os vencedores e ressaltou que foi uma caminhada árdua. “Sabemos que muitos não dormiram direito para dar conta das atividades que a maratona exige. Quero agradecer aos professores que estão acompanhando vocês; isso foi essencial”.

O professor do Campus Avançado Diamantino Giovani Spínola disse que se sente realizado na instituição e que os 10 meses de atuação dentro da instituição foram de muita produção acadêmica e científica. “Como um dos professores premiados, representando a instituição, fiquei honrado pela vitória da equipe no Células. Gostaria de agradecer os outros professores que estão envolvidos. Vocês me enchem de orgulho e acredito muito no poder da educação”, disse Giovani Spínola.

A estudante Anna Clara, da equipe “Aminotec – Tecnologia com Aminoácidos”, agradeceu aos professores e gestores do IFMT presentes na reunião. "É muito bom saber que temos esse suporte, esse acolhimento e que tudo isso surgiu num grupo, com um professor, e tem toda essa extensão para poder nos ajudar. É ótimo ver que todo o IFMT e a Reitoria estão com a gente. Isso é uma motivação para produzir ainda mais", disse, emocionada.