Representante do Crea-MT ministra palestra para alunos do IFMT de Campo Novo do Parecis

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 7 de Novembro de 2017 às 09:33

Na manhã desta segunda-feira, 06 de novembro, alunos da disciplina de Introdução à Agronomia, do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra proferida pelo Engenheiro Agrônomo e representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – Crea-MT, Cláudio Terzi.

A palestra abordou o Conselho em sua verificação no atendimento das qualificações profissionais, as condições para o exercício das profissões, bem como sua valorização e divulgação, enquanto órgão de classe, que visa fiscalizar e regulamentar as profissões e proteger a sociedade.

Explanou sobre o Sistema Confea/Crea e as suas aplicações. Além disso, atuou na valorização do exercício profissional da Engenharia Agronômica, de forma a assegurar a prestação de serviços com participação de profissional habilitado e observância de princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade.

A conversação, segundo o professor ministrante da disciplina de Introdução à Agronomia, Lucas Almeida de Holanda, teve como objetivo familiarizar os alunos do campus acerca do mecanismo de funcionamento do Sistema Confea/Crea, além de apresentar a legislação, instruindo sobre os direitos e deveres do profissional.

Terzi complementa, enfatizando que proporcionar esses entendimentos fará com que os futuros profissionais trabalhem dentro de uma legitimidade muito maior e com menos chances de cometerem erros. “É importante mostrar que os acadêmicos terão direitos e deveres depois de formados”, acrescentou.

O Engenheiro Agrônomo disse também que o diálogo permitiu que as competências e ações que o Crea-MT desenvolve junto à sociedade fossem repassadas aos futuros engenheiros e que é necessário promover encontros relacionados ao exercício da fiscalização, melhor entendimento das atividades profissionais do Sistema Confea/Crea e ao fortalecimento da imagem institucional.

O professor, ao longo dos semestres, vem trazendo uma série de profissionais para falar com os alunos e conta que a experiência tem sido bastante produtiva e positiva. “Vejo que os alunos estão podendo aprender com as experiências de profissionais atuantes. Terzi é muito experiente e sua explanação contribuirá muito com a formação de nossos alunos”, finalizou Holanda.