Sarau celebrou a beleza da diversidade cultural

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 1 de Dezembro de 2015 às 09:24

Um dia para celebrar a resistência, a alegria e a beleza da diversidade cultural. Assim foi o I Sarau Étnico Racial, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Campo Novo do Parecis na última sexta-feira, 27 de novembro. O evento fez menção ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e buscou integrar toda comunidade acadêmica do campus.

Organizado pelos professores Mayara Bezerra Scarselli, Marco Túlio Melo Morais e colaboradores, o Sarau Étnico Racial teve o objetivo de promover o respeito e o convívio harmônico com a diversidade étnica, racial e cultural, além de destacar a contribuição do negro para a formação da identidade cultural brasileira.

A programação incluiu palestras, apresentações de peças teatrais, exposições, oficinas, mostra de cinema e apresentações de danças, repassando aos alunos e servidores do campus Campo Novo do Parecis e visitantes a beleza e a importância de respeitar a diversidade cultural.

A realização do Sarau surgiu da necessidade de uma discussão que emerge na sociedade a respeito da existência de comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas, em todas as regiões do Estado e principalmente nos setores vinculados à Educação e Cultura.

Do ponto de vista das ações institucionais, o sarau veio para subsidiar a implementação e o desenvolvimento de políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão sobre as várias dimensões das relações étnico-raciais no campus.

Para o professor idealizador, Marco Túlio, o Sarau deixou um sentimento de felicidade imenso, que rendeu um saldo muito positivo. “Agradeço a todos os servidores que se envolveram de alguma maneira com o evento, mesmo que o envolvimento tenha sido a negação. Pois, historicamente, as relações sociais são necessariamente construídas com base nas semelhanças e nas contradições, nas aproximações e nos distanciamentos, ou seja, são elaboradas a partir de tensões e antagonismos.”, finalizou.

Carla Londero – Assessoria de Comunicação