Turmas do Curso Técnico em Agropecuária constroem DNA

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 17 de Fevereiro de 2016 às 08:44

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis estão confeccionando um modelo de Ácido Desoxirribonucleico – DNA, como material didático, utilizando fita adesiva, tesoura e canudos plásticos de quatro cores diferentes, como matérias-primas.

A ideia partiu da professora de Biologia, Luciane Modenez Saldivar Xavier, visando proporcionar aos alunos, uma visão da molécula em dimensões, após aprenderem e compreenderem a estrutura do DNA em sala de aula. “Os estudantes passaram a construir, em grupo e de forma lúdica e interativa, um modelo da dupla fita de DNA”, explicou ela.

Segundo a professora, durante a montagem os alunos tiveram a oportunidade de compreender a molécula do DNA de uma forma espacial e analisar como seus componentes estão estruturados com o grupo fosfato, o açúcar (desoxirribose) e as bases nitrogenadas. “Com a elaboração deste modelo, os discentes também observaram o DNA como fita em dupla hélice e compreenderam a formação do Ácido Ribonucleico - RNA e a síntese de proteínas nas células eucarióticas. Este gratificante recurso, representou uma forma de trabalhar o conteúdo de forma lúdica, onde o aluno passou a construir seu conhecimento”, finalizou Luciane.

Carla Londero – Assessoria de Comunicação