início do conteúdo

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Atribuições e Competências

 

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e todas as outras afetas a sua formação.

 

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

Informar ao público:

. Elaborar notícias para divulgação; processar a informação; priorizar a atualidade da notícia; divulgar notícias com objetividade e ética respeitando a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas; adequar a linguagem ao veículo de comunicação.

 Iniciar o processo de informação:

. Fazer reunião da pauta; elaborar, distribuir e executar pauta; orientar a produção; assegurar o direito de resposta.

Coletar informação:

. Definir, buscar e entrevistar fontes de informação; selecionar e confrontar dados, fatos e versões; apurar e pesquisar informações.

Registrar informação:

. Redigir textos jornalísticos; fotografar e gravar imagens jornalísticas; gravar entrevistas jornalísticas; ilustrar matérias jornalísticas; revisar os registros da informação; editar informação, preparar jornais, revistas ou documentários escritos ou de som e imagem.

Qualificar a informação:

. Questionar, interpretar e hierarquizar a informação; contextualizar fatos; organizar matérias jornalísticas; planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação; formatar a matéria jornalística; abastecer e acessar bancos de dados, imagens e sons.

. Utilizar recursos de informática;

. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade, associadas ao ambiente organizacional, inclusive na preparação de eventos e cerimonial.

 

RESPONSÁVEL:

Assessora de Comunicação: Carla Aparecida Londero

Cargo: Jornalista

Fone: (65) 3382-6204

E-mail: ascom@cnp.ifmt.edu.br

Carga Horária: 25 h

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 07 h às 12 h

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT