início do conteúdo

SISTEMA DE INGRESSO

COMO INGRESSAR NO IFMT CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS?

ENSINO TÉCNICO:

Para a seleção de candidatos aos cursos técnicos, o IFMT campus Campo Novo do Parecis utiliza Processo Seletivo próprio. Os Cursos Técnicos, na modalidade presencial, oferecidos pelo Campus são caracterizados como Integrados e Subsequentes. O PROEJA tem ingresso através de análise curricular e/ou de uma entrevista com o candidato.

Cursos Técnicos Integrados

Forma de oferta destinada a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Os cursos são planejados de modo que o aluno, a partir de uma única matrícula na Instituição, conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica de nível médio.

Cursos Técnicos Subsequentes

Forma de oferta destinada a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Após concluído o curso, o aluno receberá diploma de profissionalização em nível técnico.

Curso Técnico PROEJA

São cursos voltados aos estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e tenham 18 anos completos. O PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade entre trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora não alienante.

Cursos Técnicos oferecidos pelo Campus Campo Novo do Parecis:

Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio

Técnico em Agropecuária Subsequente

Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio – PROEJA

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR:

Para a seleção de candidatos aos cursos superiores, o IFMT utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Processo Seletivo próprio. Para concorrer pelo SiSU, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever pelo site do Ministério da Educação (MEC); para o Processo Seletivo do IFMT é necessário seguir as orientações do Edital. Os Cursos Superiores, na modalidade presencial, oferecidos pelo Campus Campo Novo do Parecis são caracterizados como Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia.

Bacharelado

Curso superior, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado em competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel. Os cursos têm duração mínima de quatro anos e oferecem sólida formação teórica e prática, servindo como suporte para uma boa base científica ao aluno.

Licenciatura

Curso superior que habilita o profissional a atuar como professor na Educação Básica, no Ensino Fundamental e Médio, com o grau de licenciado. Os cursos são planejados de forma a tornar os profissionais capazes de identificar o conhecimento presente em sua educação e saber planejá-lo e aplicá-lo com visão social, buscando a dignidade do educando como ser humano produtor de cultura e história.

Cursos Superiores de Tecnologia

Curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Por serem cursos de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade aos estudos, cursando pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização). Tem duração média de dois anos e meio.

 

CURSOS SUPERIORES OFERECIDOS PELO CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS:

Bacharelado em Agronomia

Licenciatura em Matemática

Tecnologia em Agroindústria

Tecnologia em Processos Gerenciais

PROCESSO SELETIVO

As provas do Processo Seletivo geralmente são realizadas nos meses de abril e maio para ingresso no segundo semestre do respectivo ano e, nos meses de setembro e outubro para ingresso no primeiro semestre letivo do ano seguinte. A previsão de datas para os Processos Seletivos constam no Calendário Acadêmico anual.

Informações como prazo de inscrição, número de vagas e cursos ofertados, cronograma isenção de inscrição, divulgação de resultados e outras datas relevantes em relação ao Processo Seletivo para ingresso na instituição também são disponibilizadas em edital específico.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo do SiSU é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. O IFC participa APENAS da primeira edição, que acontece em JANEIRO de cada ano.

Como funciona o SiSU?

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

Ainda tem dúvidas sobre o SiSU? ACESSE http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas

TRANSFERÊNCIAS PARA O IFMT CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS:

Para Cursos Superiores:

De acordo com a Resolução nº 104/2014, a transferência pode ser externa disponibilizada para estudantes de outras instituições de educação da Rede Pública ou privadas ou de outros campi do IFMT. Somente a partir do segundo período letivo do curso, mediante a existência de vaga e por meio de critérios divulgados em edital próprio. Quando se trata de transferência interna de estudante regularmente matriculado em curso do IFMT para outro curso do mesmo campus é seguida a Organização Didática do IFMT - Resolução nº 104 de 15 de dezembro de 2014, no art. 97a transferência interna objetiva permitir “ao discente regularmente matriculado no IFMT, mudança de turno ou mudança do curso de origem para outro curso de mesmo nível, desde que seja no mesmo Campus, na mesma modalidade, área afim e que haja disponibilidade de vagas, por meio de edital.”

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT