Campus Pontes e Lacerda recebe aluno russo; 5 campi acolhem 11 jovens em 2022

Publicado por: Reitoria / 17 de Novembro de 2022 às 16:44

Intercambistas de países como Finlândia, Dinamarca, Itália e Chile vivenciam temporada de estudos nos campi do IFMT Sinop, Sorriso, Barra do Garças e Campo Novo do Parecis, além de Pontes e Lacerda.

O jovem russo Ivan Shilov é o mais novo estudante internacional do do IFMT, iniciando o curso Técnico em Administração no Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste.

Além dele, outros 10 intercambistas de países como Finlândia, Dinamarca, Itália e Chile também estão vivenciando uma temporada de aprendizados no Brasil e de estudos nos campi Sinop, Sorriso, Barra do Garças e Campo Novo do Parecis, além de Pontes e Lacerda.

“Ivan está interagindo bem com os alunos e gostando do nosso país. Ele ficará conosco até  junho de 2023”, contou Jezisbel dos Santos Souza, técnica em assuntos educacionais e representante da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais no campus Pontes e Lacerda.

A presença de um colega estrangeiro também traz aprendizados aos jovens do campus.

“O recebimento dos alunos internacionais tem sido importante para mostrar aos nossos alunos que todos podemos nos tornar cidadãos globais, nos abrir para novas possibilidades de ensino e aprendizagem, e principalmente, praticar a empatia e o respeito às diferenças”, completa Jezisbel.

O discente, que escolheu o Brasil buscando conhecer uma nova cultura, aprender um idioma e ser mais aberto a novas experiências, veio pela organização AFS Intercultura Brasil, que promove intercâmbios estudantis no Brasil e em mais de 60 países.

Lista de Estudantes Internacionais do IFMT:

Finlândia: Vanessa Martens (Sinop)

Dinamarca: Catarina Gauguin (Barra do Garças)

Itália: Dario Battaglino (Barra do Garças)

Itália: Emanuele Zanna (Sinop)

Dinamarca: Rosalia Petrin (Sinop)

Itália: Giulia Artero (Campo Novo dos Parecis)

Itália: Miryam Biganzoli (Barra do Garças)

Itália: Benedetta Greco (Sinop)

Chile: Marina Alvarez (Pontes e Lacerda)

Itália: Sara Lillo (Sorriso)