Estudantes dos 3ºs ano dos cursos técnicos em Agropecuária e em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT , Campus Campo Novo do Parecis participaram de uma atividade interdisciplinar que evidenciou o protagonismo de personagens negros na história do Brasil durante o século XIX.
Sob a orientação do professor de História Alexandre Vinicius Gonçalves Nascimento, os alunos mergulharam em pesquisas e apresentações que destacaram homens e mulheres negros que marcaram época por sua resistência, coragem e contribuição para as lutas sociais e culturais no Brasil.
A atividade teve como objetivo central dar visibilidade a essas figuras históricas que, apesar de fundamentais, muitas vezes permanecem à margem da narrativa oficial. Ao longo do projeto, os estudantes refletiram sobre trajetórias de lideranças negras que enfrentaram o sistema escravocrata, reivindicaram direitos e defenderam a valorização da cultura afro-brasileira.
“Mais do que nomes registrados nos livros, esses personagens foram agentes de transformação em um Brasil profundamente desigual. Suas histórias precisam ser contadas, lembradas e reconhecidas”, destacou o professor Alexandre.
A iniciativa também buscou estimular o pensamento crítico e a consciência histórica entre os jovens, reforçando a importância de reconhecer o passado como parte fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O trabalho integra as ações pedagógicas do campus que promovem a valorização da diversidade, dos direitos humanos e da história afro-brasileira, em consonância com a Lei 10.639/2003.
Sobre a Lei nº 10.639/2003:
É uma legislação brasileira que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, de todo o país.
Ela alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996), incluindo os seguintes pontos principais:
O que a lei determina:
Inclusão no currículo escolar de conteúdos que abordem:
- A história da África e dos africanos;
- A luta dos negros no Brasil, desde a escravidão até os dias atuais;
- A cultura afro-brasileira, especialmente nas áreas das artes, literatura e religiões de matriz africana.
- Valorização da identidade negra, do respeito à diversidade étnico-racial e da promoção da igualdade racial.
- Promoção de ações educativas que combatam o racismo e a discriminação racial.
- Objetivo:
- A lei busca reparar a ausência histórica da contribuição negra na formação da sociedade brasileira nos conteúdos escolares, promovendo educação antirracista, plural e inclusiva.