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Estudantes do IFMT destacam o protagonismo negro no Brasil do século XIX

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 5 de Junho de 2025 às 10:01

Estudantes dos 3ºs ano dos cursos técnicos em Agropecuária e em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT , Campus Campo Novo do Parecis participaram de uma atividade interdisciplinar que evidenciou o protagonismo de personagens negros na história do Brasil durante o século XIX.

Sob a orientação do professor de História Alexandre Vinicius Gonçalves Nascimento, os alunos mergulharam em pesquisas e apresentações que destacaram homens e mulheres negros que marcaram época por sua resistência, coragem e contribuição para as lutas sociais e culturais no Brasil.

A atividade teve como objetivo central dar visibilidade a essas figuras históricas que, apesar de fundamentais, muitas vezes permanecem à margem da narrativa oficial. Ao longo do projeto, os estudantes refletiram sobre trajetórias de lideranças negras que enfrentaram o sistema escravocrata, reivindicaram direitos e defenderam a valorização da cultura afro-brasileira.

“Mais do que nomes registrados nos livros, esses personagens foram agentes de transformação em um Brasil profundamente desigual. Suas histórias precisam ser contadas, lembradas e reconhecidas”, destacou o professor Alexandre.
A iniciativa também buscou estimular o pensamento crítico e a consciência histórica entre os jovens, reforçando a importância de reconhecer o passado como parte fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O trabalho integra as ações pedagógicas do campus que promovem a valorização da diversidade, dos direitos humanos e da história afro-brasileira, em consonância com a Lei 10.639/2003.

Sobre a Lei nº 10.639/2003:

É uma legislação brasileira que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, de todo o país.

Ela alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996), incluindo os seguintes pontos principais:

O que a lei determina:

Inclusão no currículo escolar de conteúdos que abordem:

  • A história da África e dos africanos;
  • A luta dos negros no Brasil, desde a escravidão até os dias atuais;
  • A cultura afro-brasileira, especialmente nas áreas das artes, literatura e religiões de matriz africana.
  • Valorização da identidade negra, do respeito à diversidade étnico-racial e da promoção da igualdade racial.
  • Promoção de ações educativas que combatam o racismo e a discriminação racial.
  • Objetivo:
  • A lei busca reparar a ausência histórica da contribuição negra na formação da sociedade brasileira nos conteúdos escolares, promovendo educação antirracista, plural e inclusiva.
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