Live fará reflexão sobre a representatividade feminina no sistema artístico

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 23 de Novembro de 2021 às 10:21

Entre os dias 24, 25 e 26 de novembro ocorrerá, de forma totalmente online, a 3ª Mostra de Arte do IFMT (MArte), com o objetivo de oportunizar um espaço virtual de difusão das produções artístico culturais desenvolvidas no âmbito educacional no Estado do Mato Grosso.

Como parte da programação da Mostra, no dia 24/11, às 19:30 será realizada uma live, intitulada "Meninas Artistas", cujo objetivo é dar visibilidade às meninas que participam ou já participaram de projetos artísticos nos diferentes campi do Instituto Federal de Mato Grosso.

Haverá compartilhamento de referências artísticas femininas e será feita uma reflexão sobre o reconhecimento do espaço da mulher como artista profissional.

A proposta desta temática surgiu a partir da Roda de Conversa "As mulheres na Arte", realizada no IV Circuito do IFMT campus Campo Novo do Parecis, ocorrido no dia 22 de outubro, em uma transmissão no Youtube, onde foram apresentados dados que comprovam que, mesmo no século XXI, as mulheres artistas ainda encontram dificuldades que as impossibilitam de trabalhar no meio artístico.

Segundo a professora de Música e Arte do IFMT campus Campo Novo do Parecis, Simone de Miranda, este fato fica evidente quando são feitas algumas análises: A maioria dos músicos que integram uma banda popular são homens ou mulheres? Quantos filmes ou séries populares foram escritas ou dirigidas por mulheres? Durante o processo de formação artística na escola, quantas artistas mulheres fazem parte das referências?

A participação feminina no campo artístico é temática que já ocupa décadas de estudos, tendo ganhado força nos últimos anos, justificando a importância da live, dada a importância do debate.

A 3a edição da Mostra de Arte do IFMT terá início na próxima quarta-feira, 24 de novembro e buscará enfatizar o protagonismo dos estudantes, por isso a live será conduzida por alunas estudantes e egressas de vários campi do IFMT:

Mediadora - LÍVIA MARTINS - aluna do IFMT TGA;

Convidada Artes Visuais - MARIA FAÍLA - aluna do IFMT TGA;

Convidada Audiovisual - MARIA VITÓRIA IZOTON - Egressa do IFMT campus TGA e discente no curso de Cinema da UFMT;

Convidada da Dança -Yasmin Vieira - aluna do IFMT campus Barra do Garças;

Convidada Artes Cênicas - Mayla Ola - Egressa do IFMT campus Alta Floresta;

Convidada Música - Luana Zuffo Beal -Egressa do IFMT Campo Novo do Parecis.

“As "Meninas Artistas" convidadas para este momento vão compartilhar suas experiências dentro da instituição e esperam que isso sirva de incentivo para que outras meninas encontrem seu espaço na Arte. Eu me sinto muito feliz e grata por ser orientadora dessa atividade e por contribuir na reflexão sobre as meninas e mulheres na Arte”, finalizou a professora Simone.