Neabi- Numdi do IFMT integra programação da Semana da Consciência Negra

Publicado por: Reitoria / 11 de Novembro de 2022 às 16:18

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira, Maria Dimpina (NEABI/NUMDI) do Instituto Federal de Mato Grosso é uma das entidades envolvidas na realização da Semana da Consciência Negra, organizada pelo gabinete da vereadora Edna Sampaio entre os dias 16 e 18 de novembro. A programação este ano reúne sessão solene, feira de empreendedorismo afro e feira de religiões de matriz africana, entre outras atrações.

Representando o IFMT, o professor Me. Lucas Café, participa no dia 17, como mediador da Mesa redonda: Religiões de Matriz Africana, e a professora Ma. Dejenana Campos mediará, no dia 18, a Mesa redonda: Mulheres e lideranças negras. A instituição também disponibibilizou apoio logístico e de transporte para os três dias de evento.

"O IFMT está na luta contra o racismo, para o enfrentamento das desigualdades em nossa sociedade, principalmente para as mulheres negras; pois enquanto houver racismo não haverá democracia. É importante dialogar para uma educação antirracista, valorizando e celebrando a cultura da população negra", detalhou a presidente da Comissão da Semana da Consciência Negra 2022 - Educação, profa. Dejenana Campos.

A programação:

Começa no próximo dia 16 de novembro (quarta-feira), às 16h, com uma sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá, em homenagem à Semana da Consciência Negra e a Zumbi dos Palmares, na qual serão entregues moções a 24 personalidades e apresentado o Estatuto Municipal de Promoção e Igualdade Racial.

O documento, elaborado pela parlamentar juntamente com o movimento negro local, traz diretrizes de políticas públicas nas páreas de: saúde, acesso ao mercado de trabalho, direitos da mulher afro-brasileira, terras quilombolas, comunicação social, combate à discriminação e defesa da liberdade religiosa.

Na quinta-feira (17), a partir das 8h, os movimentos sociais realizarão a “Caminhada Pela Paz e contra o Racismo”, com concentração na Praça da Mandioca e trajeto até a Praça Alencastro, região central de Cuiabá, com paradas em locais em que houve situações de opressão e violência envolvendo a população excluída, como o Beco do Candeeiro, onde ocorreu a chacina de três adolescentes, em 1998.

Das 9h às 18h, acontecerão na praça Alencastro duas programações simultâneas: a Praça do Axé, que reunirá a culinária e os ritos, conduzidos por lideranças de templos de religiões de matriz africana, e a Feira de Negócios Afro, com exposição e venda de produtos de artesãs locais: artesanato regional, roupas, acessórios, livros usados e itens da culinária cuiabana.

Finalizando o dia, às 19h, acontecerá a mesa-redonda “Religiões de matriz africana”, na escola estadual Leovegildo de Melo, no bairro do CPA 3, que reunirá lideranças religiosas masculinas e femininas e pesquisadores do tema das relações raciais para discutir sobre a realidade da prática religiosa negra na capital e no país.

Na sexta-feira (18), a programação se encerra com a ação “Negritude em movimento”, que acontece na escola estadual Heliodoro Capistrano, no bairro Parque Cuiabá, das 8h às 12h, com a mesa-redonda “Mulheres e lideranças negras”, reunindo docentes e pesquisadores de relações raciais da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), do Instituto Federal de Educação (IFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), encerrando com oficinas lúdicas para os alunos da unidade, a partir das 14h.

A programação da Semana da Consciência Negra se encerra com a ação “Negritude em movimento”, que levará oficinas e atividades lúdicas aos alunos da escola Heliodoro Capistrano, no bairro Parque Cuiabá, a partir das 14h.

Além do IFMT, integram o comitê organizador do evento o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT (Sintuf-MT), União dos Negros pela Igualdade (Unegro-MT), União Nacional dos Estudantes, Movimento Negro Unificado (MNU-MT), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, União Estadual dos Estudantes (UEE-MT), Comissão de Relações Étnico-raciais do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso, gabinete da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), e mais de 10 templos de matriz africana e cultura afro-brasileira de Cuiabá.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do gabinete da vereadora Edna Sampaio)