Os estudantes do segundo semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Campo Novo do Parecis, participaram de uma atividade diferenciada na disciplina de Gestão de Processos, voltada para a compreensão da integração entre teoria e prática na administração contemporânea.
A dinâmica foi baseada no artigo “As Empresas são grandes coleções de processos”, de José Ernesto Lima Gonçalves, professor da EAESP/FGV. Os alunos se dividiram em equipes, que receberam nomes criativos como Sextou!, Os Vingadores, Sinapse Tripla, Managers, Sem Nome, A Liga do Conhecimento, Os Cuecas, Ctrl C, Ctrl V e Conclusão ZN.
Cada grupo apresentou um tópico do artigo, abordando desde a definição dos processos empresariais até temas como tipos de processos, processos não fabris, características essenciais, importância estratégica, estrutura organizacional, gestão orientada por processos, uso da tecnologia e conclusão.
De acordo com a proposta pedagógica, o objetivo da atividade foi alinhar a construção de conhecimentos com habilidades e atitudes para o desenvolvimento de competências profissionais, estimulando:
a leitura e interpretação de artigo científico;
o aprendizado colaborativo, por meio do trabalho em equipe e liderança;
a comunicação oral, com foco em oratória;
e a capacidade de relacionar conteúdos acadêmicos com situações reais do mercado.
Experiência dos estudantes
O aluno Kauwe Alessandro Zunizakae, destacou a relevância da experiência. “Achei que foi uma experiência muito interessante por conta que a gente descobriu o destino das embalagens dos defensivos agrícolas e também saber que o nosso país, em termos de reutilização de embalagens, está muito bem avançado”, ressaltou.
Para ele, a principal lição do artigo foi compreender que os processos não podem ser analisados de forma isolada. “É necessário entender todo o fluxo, desde a produção até o atendimento final ao cliente. Isso também se aplica ao aprendizado: se tentarmos absorver tudo de uma vez, fica confuso; mas se ficarmos presos apenas a uma parte, também não conseguimos compreender o todo. É preciso conectar cada etapa de forma organizada para que o aprendizado seja efetivo”, disse.
Resultados da atividade
Segundo a avaliação dos organizadores, as apresentações chamaram atenção pela criatividade dos exemplos práticos, pela capacidade de relacionar os conceitos ao mundo corporativo e pelo dinamismo dos estudantes em preparar os conteúdos em curto prazo, garantindo qualidade na entrega.
A atividade reforça o compromisso do IFMT em adotar metodologias que aproximem os conteúdos acadêmicos da realidade do mercado, formando profissionais preparados para atuar de forma estratégica, crítica e inovadora.
 
								 
															

