Estudantes do IFMT exploram a importância dos processos empresariais em atividade dinâmica na disciplina de Gestão de Processos

Os estudantes do segundo semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Mato Grosso – […]

Os estudantes do segundo semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Campo Novo do Parecis, participaram de uma atividade diferenciada na disciplina de Gestão de Processos, voltada para a compreensão da integração entre teoria e prática na administração contemporânea.

A dinâmica foi baseada no artigo “As Empresas são grandes coleções de processos”, de José Ernesto Lima Gonçalves, professor da EAESP/FGV. Os alunos se dividiram em equipes, que receberam nomes criativos como Sextou!, Os Vingadores, Sinapse Tripla, Managers, Sem Nome, A Liga do Conhecimento, Os Cuecas, Ctrl C, Ctrl V e Conclusão ZN.

Cada grupo apresentou um tópico do artigo, abordando desde a definição dos processos empresariais até temas como tipos de processos, processos não fabris, características essenciais, importância estratégica, estrutura organizacional, gestão orientada por processos, uso da tecnologia e conclusão.

De acordo com a proposta pedagógica, o objetivo da atividade foi alinhar a construção de conhecimentos com habilidades e atitudes para o desenvolvimento de competências profissionais, estimulando:

a leitura e interpretação de artigo científico;
o aprendizado colaborativo, por meio do trabalho em equipe e liderança;
a comunicação oral, com foco em oratória;
e a capacidade de relacionar conteúdos acadêmicos com situações reais do mercado.
Experiência dos estudantes
O aluno Kauwe Alessandro Zunizakae, destacou a relevância da experiência. “Achei que foi uma experiência muito interessante por conta que a gente descobriu o destino das embalagens dos defensivos agrícolas e também saber que o nosso país, em termos de reutilização de embalagens, está muito bem avançado”, ressaltou.

Para ele, a principal lição do artigo foi compreender que os processos não podem ser analisados de forma isolada. “É necessário entender todo o fluxo, desde a produção até o atendimento final ao cliente. Isso também se aplica ao aprendizado: se tentarmos absorver tudo de uma vez, fica confuso; mas se ficarmos presos apenas a uma parte, também não conseguimos compreender o todo. É preciso conectar cada etapa de forma organizada para que o aprendizado seja efetivo”, disse.

Resultados da atividade
Segundo a avaliação dos organizadores, as apresentações chamaram atenção pela criatividade dos exemplos práticos, pela capacidade de relacionar os conceitos ao mundo corporativo e pelo dinamismo dos estudantes em preparar os conteúdos em curto prazo, garantindo qualidade na entrega.

A atividade reforça o compromisso do IFMT em adotar metodologias que aproximem os conteúdos acadêmicos da realidade do mercado, formando profissionais preparados para atuar de forma estratégica, crítica e inovadora.

Posts relacionados
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza