II Encontro de Cultura Surda e Libras do IFMT

Início: 26 de Setembro de 2018 às 19:00

Término: 27 de Setembro de 2018 às 22:00

Publicado em: Campus Campo Novo do Parecis / Local do evento: Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis

As lutas e vitórias da comunidade surda têm se tornado cada vez mais notórias, romovendo o reconhecimento de direitos e o empoderamento do sujeito surdo, assim este tem ganhado espaço e visibilidade no cenário atual. Essa é a situação vivida também em ambientes escolares e acadêmicos, o que impulsiona a produção de estudos e pesquisas na área da educação e afirmação da pessoa surda. O IFMT tem buscado explorar esse campo de conhecimentos, por isso em 2017 foi proposto o I Encontro de Cultura Surda e Libras no Campus Juína, com característica itinerante, a fim de difundir a cultura surda pelo interior do Estado do Mato Grosso. Sendo assim, o II Encontro de Cultura Surda e Libras do IFMT será realizado pelo Campus Campo Novo do Parecis, e tem como objetivo promover reflexões sobre o empoderamento do sujeito surdo, imerso em uma sociedade multifacetada que ainda encontra barreiras para lidar com a língua visual e com a maneira de ser e estar do surdo em um mundo majoritariamente ouvinte.

O evento propõe a socialização dos saberes e experiências por meio da apresentação de pôsteres, palestras, mesas redondas, relatos de experiências e exposições tendo como foco a Libras e a Cultura Surda. Concomitante ao Encontro acontecerá a segunda edição do concurso de arte: “Cultura Surda: a arte expressa pelas mãos”, em que o participante deverá desenhar algo que represente a Cultura Surda, visando incentivar o desenvolvimento de habilidades artísticas dos surdos e ouvintes e estimulando a sensibilização.

26/09/2018 – QUARTA-FEIRA

NOTURNO

19:00 Solenidade de abertura oficial

19:30 Apresentação Cultural

19:40 Palestra: “O Trono do Estudar ”

Palestrante: Magnífico Reitor Me. William Silva de Paula - IFMT

20:30 Mesa-redonda: “Ser surdo no IFMT”

Participantes: Alunos do IFMT-CNP

20:55 Apresentação cultural

21:05 Palestra: “Empoderamento surdo: seu lugar na escola e na sociedade”

Palestrante: Me. Victor Hugo Sepulveda da Costa - UFSC

21:35 Avisos e encerramento

21:40 Coffee Break

27/09/2018 – QUINTA-FEIRA

MATUTINO

08:00 2º Roda de conversa (evento promovido pela Secretaria de Municipal de Educação de Campo Novo do Parecis com participação da comunidade surda: intérpretes de Libras, professores, alunos, familiares e pessoas surdas).

VESPERTINO

13:30 Palestra: “Políticas Públicas voltadas para a Educação de Surdos”

Palestrante: Esp. Renata Aparecida de Souza

14:10 Apresentação Cultural

14:20 Palestra: “A relação entre intérprete, aluno surdo e professor”

Palestrante: Me. Victor Hugo Sepulveda da Costa - UFSC

15:00 Coffee Break

15:20 Apresentação Cultural: “Procuro um amor”

Teatro de Sombras – CMEE Isoldi Storck, Tangará da Serra-MT

15:30 Palestra: Relatos de Experiência (Professores IFMT-CNP)

16:10 Mesa-Redonda: “O Empoderamento Surdo”

Mediadora: Esp. Josiane Santiago de Lima Pereira

Participantes: Ma. Priscila Xavier, Esp. Renata Aparecida de Souza, Ma. Shirley Vilhalva e Me. Victor Hugo Sepulveda da Costa

16:40 Avisos e encerramento

27/09/2018 – QUINTA-FEIRA

NOTURNO

18:00 Apresentação de trabalhos – pôster

19:00 Apresentação cultural: “História do surdo”

Teatro de Sombras – CMEE Isoldi Storck, Tangará da Serra-MT

19:15 Palestra: “Educação de surdos e Bilinguismo”

Palestrante: Ma. Shirley Vilhalva - UFMS

20:05 Palestra: “Surdez e Autonomia”

Palestrante: Ma. Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier – UNEMAT

20:45 Apresentação cultural

20:55 Palestra: “O Surdo e a Libras: comunidade surda e minoria linguística”

Profa. Ma. Stela Perné Santos - IFMT Pontes e Lacerda

21:35 Premiação Concurso “A arte expressa pelas mãos”

21:45 Encerramento

21:50 Coffee Break

28/09/2018 – SEXTA-FEIRA

13:00 Passeio à aldeia Quatro Cachoeiras – momento de interação entre surdos, profissionais da Libras e outros ouvintes.