início do conteúdo

SISTEMA DE INGRESSO

COMO INGRESSAR NO IFMT CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS?

O Campus Campo Novo do Parecis possui cursos de diversos níveis e modalidades, com destaque para os cursos de nível Médio (Cursos  Integrados ao Ensino Técnico) e para os cursos de Graduação.

O ingresso nos cursos do IFMT ocorrere mediante Processo Seletivo público, conforme critérios e formas estabelecidos em editais específicos, que são publicados no site institucional e divulgados pelas redes sociais.

Para se inscrever nos Processos Seletivos, o candidato deverá formalizar sua inscrição e disponibilizar os documentos exigidos para cada modalidade de ingresso, de acordo com os critérios estabelecidos em editais.

 Para ingressar nos cursos do IFMT, o candidato deverá:

I - Ter concluído o Ensino Fundamental, se ingressante em curso Técnico Integrado ao Ensino Médio;

II - Ter concluído o Ensino Médio, se ingressante em curso Subsequente ou de Graduação;

III - Ter concluído a Graduação, se ingressante em curso de Pós-graduação.

 Para mais informações, leia o capítulo 01 do Regulamento Didático do IFMT (anexo). E em caso de dúvidas, entre em contato com o campus.

ENSINO TÉCNICO:

Para a seleção de candidatos aos cursos técnicos, o IFMT campus Campo Novo do Parecis utiliza Processo Seletivo próprio. Os Cursos Técnicos, na modalidade presencial, oferecidos pelo Campus são caracterizados como Integrados e Subsequentes. O PROEJA tem ingresso através de análise curricular e/ou de uma entrevista com o candidato.

Cursos Técnicos Integrados

Forma de oferta destinada a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Os cursos são planejados de modo que o aluno, a partir de uma única matrícula na Instituição, conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica de nível médio.

Cursos Técnicos Subsequentes

Forma de oferta destinada a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Após concluído o curso, o aluno receberá diploma de profissionalização em nível técnico.

Curso Técnico PROEJA

São cursos voltados aos estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e tenham 18 anos completos. O PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade entre trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora não alienante.

EDUCAÇÃO SUPERIOR:

Para a seleção de candidatos aos cursos superiores, o IFMT utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Processo Seletivo próprio. Para concorrer pelo SiSU, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever pelo site do Ministério da Educação (MEC); para o Processo Seletivo do IFMT é necessário seguir as orientações do Edital. Os Cursos Superiores, na modalidade presencial, oferecidos pelo Campus Campo Novo do Parecis são caracterizados como Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia.

Bacharelado

Curso superior, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado em competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel. Os cursos têm duração mínima de quatro anos e oferecem sólida formação teórica e prática, servindo como suporte para uma boa base científica ao aluno.

Licenciatura

Curso superior que habilita o profissional a atuar como professor na Educação Básica, no Ensino Fundamental e Médio, com o grau de licenciado. Os cursos são planejados de forma a tornar os profissionais capazes de identificar o conhecimento presente em sua educação e saber planejá-lo e aplicá-lo com visão social, buscando a dignidade do educando como ser humano produtor de cultura e história.

Cursos Superiores de Tecnologia

Curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Por serem cursos de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade aos estudos, cursando pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização). Tem duração média de dois anos e meio.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT