início do conteúdo

LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA

ATUAÇÃO:

Entomologia termo com origem das palavras gregas entomon (inseto) e logia (estudo) é a ciência responsável pelo estudo dos insetos. Tal ciência possui como objetivo precípuo compreender as relações dos insetos com o homem, com as plantas e os animais.

Os insetos são os animais mais numerosos do planeta e desempenham importantes funções no ambiente, tais como: a polinização, produção de mel e outros produtos naturais, decomposição da matéria orgânica, reciclagem do carbono, dentre outras. No entanto, o impacto negativo ocasionado por insetos nas plantas cultivadas é motivo de grande preocupação para os produtores. O estudo de insetos associados às culturas agrícolas é dinâmico e o número de espécies consideradas pragas pode modificar ao longo do tempo. Assim, um dos ramos da Entomologia, a agrícola usa seus conhecimentos para resolver problemas da agricultura. Para tanto, encontra-se relacionada a diferentes áreas do conhecimento como a genética, a fisiologia, a toxicologia, a ecologia, a taxonomia, entre outras.

O IFMT – campus Campo Novo do Parecis conta em sua estrutura com o laboratório de Entomologia, onde são realizadas aulas teóricas e práticas para os alunos do curso técnico em agropecuária e de graduação em Agronomia, bem como conduzidas diversas pesquisas sobre insetos benéficos e diversas pragas agrícolas, além de abrigar a coleção entomológica da instituição.

DOCENTES:

Profª. Dr ª. Mariana Closs Salvador

Profª. Dr ª. Eunice Cláudia Schlick Souza

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

A utilização do laboratório ocorre mediante a reserva no site: https://sites.google.com/cnp.ifmt.edu.br/agrolab2/, que pode ser realizada nos horários quem abrangem as 7 h às 17 h.

LINHAS DE PESQUISA:

Manejo integrado de Pragas com ênfase à sustentabilidade

RESPONSÁVEL:

Profª. Dr ª. Mariana Closs Salvador

Professora Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFMT- Campo Novo do Parecis

Bióloga - Universidade Estadual do Norte do Paraná

MSc - Agronomia - Entomologia Agrícola - UNESP

DSc - Agronomia - Entomologia Agrícola - UEL

Contato: (43) 99691-0133  (65) 99202-2901

mariana.salvador@cnp.ifmt.edu.br

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis

(65) 3382-6200

MT 235 Km 12, s/n - CEP: 78360-000

Campo Novo do Parecis/MT